Flor de Laranjeira

O mês de maio, com seus dias ensolarados e friozinhos típicos do outono – que tanto adoramos – é tradicionalmente conhecido como o mês das noivas.

Há diversas explicações para isso, incluindo as que dizem se tratar de influência da Igreja Católica, que celebra a consagração de Maria no mês de maio, e as que sustentam que o mês é escolhido pelas noivas por marcar o início da primavera – repleta de flores – no Hemisfério Norte.

Pensando nisso é que, nesta semana, escolhemos falar sobre a flor das noivas: a flor de laranjeira e seu significado.

flor-de-laranjeiraFoto: Pinterest.

Acredita-se que, no Ocidente, a associação entre a flor de laranjeira e as noivas tenha nascido na época das Cruzadas, quando os cavaleiros passaram a observar que as noivas sarracenas tinham o costume de usar essas flores no dia do seu casamento como símbolo de fertilidade. Retornando de suas viagens, eles passaram a adotar a mesma prática em seus casamentos, disseminando o costume por toda a Europa Continental, Inglaterra e Américas.

Com suas pétalas brancas e perfume doce, atualmente, a flor de laranjeira é usada em bouquets, grinaldas ou em arranjos florais na decoração de casamentos. Com o passar dos anos, essa belíssima e delicada flor também passou a ser utilizada como símbolo de pureza e de esperança de um casamento feliz.

Aliás, vocês sabiam que estas foram as flores da grinalda que a Rainha Victoria usou em seu casamento com o Príncipe Albert em 1840?

Esperamos que tenham gostado, especialmente as noivas de plantão!

Referências: Mandy Kirby, A Victorian Flower Dictionary. Ernst and Johanna Lehner, Folklore and Symbolism of Flowers, Plants and Trees.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários