A LEVEZA DAS SEMENTES DE LIGUSTRO

Ficamos muito felizes ao ler as várias mensagens elogiando o arranjo em tons de verde que montamos com a ajuda da maravilhosa equipe da Milplantas para a mesa do jantar em família do último final de semana.

Nosso arranjo levou sementes de ligustro, orquídeas cymbidium, repolhos ornamentais, trigo e bromélias, tudo habilmente disposto sobre um belíssimo murano perolado by Tania Bulhões e harmonizando perfeitamente com a louça da Coleção Limoges Brasil Império que resolvemos estrear naquela noite. Quem não viu, pode conferir aqui.

Achamos que as sementes de ligustro deram graça à composição, fazendo toda a diferença no resultado final. Aliás, esse é um recurso simples, fácil de usar e que costuma funcionar muito bem quando se preparam arranjos. Dependendo da maneira como as sementes de ligustro são utilizadas, elas também podem tornar o arranjo mais rústico, outonal ou masculino, por exemplo.

É por isso que escolhemos essas sementinhas para o nosso espaço dedicado à flor da semana, contando com a ajuda do querido Sergio Oyama Junior do Orquídeas no Apê para falar um pouco mais sobre elas.

ff1c81ef0f2cebe467608076d0fbf19e

Foto: Pinterest. Junto com as sementes de ligustro, Protéia Safari.

O ligustro é uma árvore nativa do sul da China e que pertence à mesma família da oliveira. Seu nome científico é Ligustrum lucidum, sendo que a palavra lucidum significa brilhante em latim, fazendo alusão ao aspecto lustroso das suas folhas.

Trata-se de uma espécie bastante utilizada na arborização de áreas urbanas, no mundo todo. Os ligustros também são bastante utilizados por cultivadores de bonsai especialmente por serem árvores bastante resistentes, com crescimento rápido.

Além de ideais para serem utilizadas em arranjos florais, as sementes do ligustro vêm sendo utilizadas como medicamento há mais de 2.000 anos na tradicional medicina chinesa. Estudos recentes têm demonstrado que as substâncias químicas presentes nestas sementes têm propriedades anti-inflamatórias, exercendo também efeitos protetores para o fígado e auxiliando no combate ao diabetes.

Apesar de todos estes benefícios, as sementes de ligustro são também vistas como um problema para a administração pública, já que se alastram muito facilmente, fazendo com que, muitas vezes, a árvore brote em lugares inadequados.

Esperamos que tenham gostado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários