SPAGHETTI DO FAZENDEIRO

Como estamos amando as nossas férias na Itália! E, para terminar uma semana incrível, compartilhamos com vocês uma receita tradicional de uma autêntica Mamma italiana: Spaghetti do Fazendeiro de Mamma Agata.

banner spaghetti mamma agata

Mamma Agata vive em Ravello, na maravilhosa Costa Amalfitana, onde, desde a adolescência, cozinhou para as famílias mais tradicionais dali. A receita que compartilhamos hoje com vocês era, inclusive, uma das favoritas de Jacqueline Kennedy, uma das várias fãs da culinária de Mamma Agata.

Atualmente, com a ajuda de sua filha – a simpática e querida Chiara – ela ministra aulas simplesmente inesquecíveis para pequenos grupos na cozinha de sua própria casa. A casa em questão é uma propriedade de cerca de 250 anos a aproximadamente 1000 metros acima no nível do mar, de onde se tem uma das vistas mais lindas de Ravello – e de toda a Costa Amalfitana – com o imenso azul do Mar Mediterrâneo misturado ao imenso azul do céu, tudo emoldurado, de um lado, pelas montanhas que formam o planalto em que Ravello está situado, e, de outro, pelo verde sempre vivo da horta orgânica que ela mantém em seu quintal – onde são colhidos as ervas, os legumes e os doces tomates que ela usa na preparação de seus pratos.

Vamos à receita?

 Os ingredientes estão abaixo e a quantidade sugerida serve 4 pessoas.

SPAGHETTI MAMMA ÁGATA

Modo de preparo:

1. Corte os tomates na metade e coloque-os em um bowl junto com a salsa fresca picada. Misture bem.

2. Em uma panela ainda fria, coloque o azeite e acrescente o alho picado. Aqueça ambos em fogo baixo, de forma que o sabor do alho permeie o azeite enquanto cozinha.

3. Quanto o azeite e o alho estiverem aquecidos, adicione a mistura de tomates e salsa fresca, o orégano, as azeitonas verdes, as azeitonas pretas e as alcaparras.

4. Cozinhe o spaghetti até que esteja al dente. Adicione o spaghetti já cozido e drenado à panela com o molho. Cozinhe por mais 2 minutos.

5. Adicione a rúcula ao molho um pouco antes de servir de forma que ela não perca seu sabor no processo de cozimento.

6. Sirva bem quente com um fio de azeite por cima para ressaltar ainda mais o prato.

Esperamos que tenham gostado!

Claro que participar de uma aula com Mamma Agata em pessoa nos ensinando a preparar seu famoso Spaghetti do Fazendeiro e contando seus segredos na cozinha faz toda a diferença, mas quem quiser, também pode conferir suas deliciosas receitas no livro “Mamma Agata – Simple and Genuine – Tradicional Italian Recipes of a Family That Cooks With Love and Passion in a Simple and Genuine Way”, à venda pelo site www.mammaagata.com.

Quem tiver interesse em ir até lá também pode reservar uma aula encaminhando um e-mail para a simpática Chiara info@mammaagata.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Olá!

    Sigo vocês no instagram e amo o trabalho que vocês fazem.

    Gostaria de fazer um pedido.. Que tal dar dicas de como decorar a mesa dos convidados de uma festa de casamento (arranjos e complementos). Séria ótimo!

    Obrigada e continuem com esse talento e dedicação que tudo que vocês fazem fica perfeito!