DA HORTA LÁ DE CASA

Que tal ter manjericão, orégano, pimenta, alecrim, hortelã e salsinha, fresquinhos e super perfumados, sempre à mão?

Se vocês – assim como nós – simplesmente amam a ideia, preparem-se, hoje mostraremos aqui o passo a passo de como montar 3 tipos de hortas em casa: em vasos, em latas e horta comunitária.

como montar uma horta em casa

As dicas preciosas da Bothanica Paulista, das queridas Suzana e Luiza Ceridono, e de Luiza Zaidan, nossa amiga e chef maravilhosa.

Vamos lá?

horta em vaso-banner

Como montar horta em vasos: 

1. Escolha um vaso com o tamanho aproximado da muda que se quer plantar. O vaso deve conter um furo no fundo.

2. Adicione seixo ou casca, para evitar que a terra saia do vaso.

3. Adicione terra para dar apoio à muda. Não pode ficar vácuo entre o seixo e a muda.

4. Retire a muda com muito cuidado, sem mexer no torrão, para não quebrar a raiz.

5. Adicione a muda ao vaso. Caso a muda fique pequena no vaso, complete com terra. O que não pode é o contrário, se a muda for maior que o vaso, troque o vaso. Não é aconselhável mexer na muda.

6. Finalize com casca ou musgo para proteger a muda e evitar que a terra seque rápido.

horta em vaso-2

horta em latas-banner

Como montar horta em latas:

As mesmas regras aplicadas às hortas em vasos de barro se aplicam às hortas em latas. O passo a passo abaixo reafirma a necessidade de se fazer um furo na lata e adicionar o seixo para evitar que a terra saia (1 e 2) e a importância do tamanho da muda em relação à lata (3 e 4).

horta em latas-2

horta comunitaria-banner

Como montar horta comunitária:

As mesmas regras aplicadas às hortas em vasos de barro se aplicam às hortas comunitárias. O mais importante quando se trata de horta comunitária é o cuidado ao manusear as mudas, de modo que os torrões permaneçam intactos, e preencher os espaços vazios com terra para evitar vácuo entre a muda e o seixo. Caso alguma mude não pegue, basta troca-la por outra.

horta comunitaria2

Semana que vem tem mais dicas para manter a horta viva por muito tempo!

Esperamos que tenham gostado. Um beijo!

Deixe uma resposta

Comentários

  • Ótimas dicas, com as ilustrações perfeitas pra gente poder entender… Só fiquei com uma dúvida… As hortaliças podem pegar sol? Vou colocar numa treliça de madeira e preciso escolher a parede mais apropriada… Obrigada!!

    • Oi Gabi, tudo bem? Que bom que gostou!!! No próximo post sobre hortas (terça-feira que vem, dia 17.03) falaremos de alguns cuidados para manter a horta viva por mais tempo. Como um post só iria ficar muito grande, preferimos postar primeiro o passo a passo de como fazer, e, em seguida, mostraremos como cuidar da horta. Mas, já respondendo sua dúvida, o ideal é meia sombra com sol em alguns momentos do dia. Sol direto não é bom! Um beijo enorme e esperamos ter ajudado!

  • Adorei as dicas, mas como é que cuida depois?! Pode ficar dentro de casa ou tem que tomar sol? Quanto e com que frequência devo regar? Na hora de colher, devo tirar os galhinhos inteiros? Eles nascem sozinhos novamente ou tenho que plantar novas sementes? Estou querendo muito uma hortinha em casa, mas não sei nada sobre cuidar de plantas – mato até cacto!!
    Obrigada! Bjs

    • Oi Renata, tudo bem? Que bom que gostou!!! Todas as suas dúvidas serão respondidas no próximo post sobre hortas (terça-feira que vem, dia 17.03). Como um post só iria ficar muito grande, preferimos postar primeiro o passo a passo de como fazer, e, em seguida, mostraremos como cuidar da horta. Um beijo enorme!

  • Mas estas latas não enferrujam???
    E estas comunitária, não tem temperos que não se deve colocar uns com outros??
    Gostaria de saber qual combina, pois o alecrim não se da junto com o manjericão.