BOUVARDIA EM DELICADOS BOUQUETS

Para a nossa mesa do Dia das Mães, optamos por tons de rosa, branco e verde, tudo bem delicado e repleto de flores. Quem não viu, basta clicar aqui.

No centro da mesa, um belíssimo arranjo preparado pelo talentoso Marcinho Leme, da Milplantas, levando, dentre outras, uma flor que nos deixou absolutamente encantadas: a Bouvardia, nossa flor desta semana.

E não há ninguém melhor para descobrir tudo sobre essa belíssima flor que o querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê . Vejam só o que ele nos contou sobre o assunto.

FlorDaSemana13

A Bouvardia é uma flor produzida por um conjunto de cerca de 50 espécies pertencentes à família Rubiaceae, a mesma da Gardênia e do Cafeeiro. Trata-se de planta nativa do México e América Central e que também pode ser encontrada no sul dos Estados Unidos.

A Bouvardia foi nomeada em homenagem a Charles Bouvard, médico francês que cuidou de Louis XIII, durante o século XVII. Apesar de ter sido descoberta e descrita há tantos anos, foi somente em 1997 que um cultivador holandês produziu o primeiro híbrido em larga escala, para uso ornamental, introduzindo esta bela flor no mercado consumidor.

A Bouvardia floresce sob a forma de um mini bouquet natural, em vários tons de branco, amarelo, laranja, pink e vermelho. Sob a forma de trombetas, as flores estreladas compõem delicados cachos perfumados, ideais para serem usadas como preenchimento em arranjos.

Suas hastes longas e firmes também tornam esta flor perfeita para o uso em bouquets de noivas. Além disso, na tradicional linguagem das flores, a Bouvardia simboliza o entusiasmo.

Trata-se de uma planta tropical, de fácil cultivo, que aprecia bastante luminosidade e regas frequentes. Ela deve ser protegida do frio intenso, de geadas e de correntes de vento.

Como sua floração ocorre no outono, agora é a época para abusar de delicados e graciosos bouquets de Bouvardia na decoração, como os que usamos em nosso arranjo da mesa do Dia das Mães.

Esperamos que tenham gostado.

Um beijo!

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê, blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

    • Oi Lorena, tudo bem?

      Essa é uma flor da América Central, mas pode ser que algumas floricultura tenham por aqui. Indicamos que faça uma pesquisa nas floriculturas perto da sua casa ou que entre em contato com a Milplantas, pois eles têm muitas espécies lindas por lá, até mesmo podem ter alguma que seja parecida com essa. Aqui vai o telefone: 11 3646 6060

      Esperamos que encontre!

      Beijos!