JATROFA, A FLOR DOS CORAIS

Ainda estamos apaixonadas pela mesa toda em coral que preparamos para o lançamento da belíssima e exclusiva Coleção Belize, que fizemos a convite das queridas do Vestindo a Mesa, como uma saudação ao verão que vem por aí. Quem não conferiu a nossa produção, basta clicar aqui.

Para os arranjos, dentre outras flores incríveis da Milplantas, elegemos as Jatrofas, que lembram corais, motivo que inspirou e permeia toda a Coleção Belize, seja em suas cores, seja em suas formas.

E por isso, convidamos o querido Sergio Oyama Junior, do maravilhoso Orquídeas no Apê, a falar um pouco mais por aqui sobre essas impactantes flores.

FlorDaSemana43

A flor que conhecemos como Jatrofa ou Dedo de Anjo é produzida por uma planta exótica, de características suculentas, capaz de armazenar grandes quantidades de água em seu tronco, que é excepcionalmente alargado. Este detalhe anatômico valeu-lhe os apelidos de Buddha Belly Plant (em alusão à barriga do Buda) ou Bottleplant Shrub (arbusto em forma de garrafa).

A Jatrofa pertence a uma família de plantas conhecidas por sua grande importância econômica, a Euphorbiaceae. Nela estão incluídas a seringueira, de onde se extrai o látex, a mamona, utilizada na produção de óleo de rícino e lubrificantes e a mandioca, principal fonte de amido em várias culturas, dentre outras.

Por sua vez, a Jatrofa é mais utilizada graças ao seu valor ornamental, assim como a Poinsétia e o Cróton, também da mesma família. Suas minúsculas flores organizam-se em inflorescências bastante ramificadas, que lembram a estrutura dos corais. Por esta razão, é frequentemente chamada de coral plant. A coloração é bastante chamativa, geralmente oscilando entre o vermelho e o alaranjado.

Toda esta beleza faz da Jatrofa um grande atrativo para as borboletas. No entanto, devido à toxicidade de seus tecidos vegetais, deve ser plantada em locais inacessíveis a crianças e animais domésticos. Como flor de corte, faz sucesso em arranjos tropicais, como o que mostramos aqui podendo também ser utilizada na forma desidratada e colorida artificialmente.

Esperamos que tenham gostado.

Um beijo.

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *