ENCYCLIA: BELA E BRASILEIRÍSSIMA

Paixão por orquídeas já é marca registrada no Vamos Receber. Hoje, além da paixão, o orgulho também está transbordando por aqui.

Isso porque, com a imprescindível ajuda do querido Sergio Oyama Junior, do maravilhoso Orquídeas no Apê, descobrimos que nossa flor desta semana – a Orquídea Encyclia – foi identificada pela primeira vez  no Brasil. A história e demais informações relevantes sobre esse belíssimo exemplar da família das orquídeas vocês conferem a seguir.

ENCYCLIA - FlorDaSemana47A primeira orquídea Encyclia de que se tem notícia foi coletada no início do século XIX, na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um gênero típico das Américas tropicais, podendo também ocorrer no sul da Flórida, México e Caribe.

O termo Encyclia corresponde à latinização da palavra grega enkyklein, cujo significado é contornar, rodear (to encircle), em alusão à forma como o labelo desta flor engloba a coluna central.

Existem cerca de 150 espécies de Encyclia, sendo que aproximadamente 40 ocorrem no Brasil. Embora apresente flores exóticas, de um colorido bastante diversificado, a orquídea Encyclia ainda não é tão difundida como planta ornamental, frente a outros gêneros mais populares, tais como Cattleya e Phalaenopsis. Ainda que suas flores sejam pequenas, sua presença numerosa em grandes touceiras resulta em um conjunto fascinante.

Como a maioria das orquídeas, a Encyclia é uma planta epífita, o que significa que vive sobre outras plantas, sem, contudo, causar-lhes qualquer dano. Suas flores têm a capacidade de atrair pássaros e abelhas, seus principais polinizadores.

Esperamos que tenham gostado!

Um beijo.

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *