SOLAR E PONTUAL: A BELEZA DA ONZE HORAS

Em uma semana de tanta alegria e beleza, não poderíamos escolher outra flor para a nossa querida seção Flor da Semana, senão, a linda, delicada e vibrante Onze Horas!

Para entendermos um pouco mais sobre essa florzinha, de nome curioso e cheia de particularidades, contamos com a preciosa e fundamental ajuda do colunista Sergio Oyama Junior, do blog Orquídeas no Apê. Obrigada, Sergio, por todo carinho e dedicação à pesquisa em torno da nossa protagonista de hoje!

flor da semana vamos receber onze horas

A flor popularmente conhecida como Onze Horas é produzida por uma planta suculenta, de nome científico Portulaca grandiflora. Nativa da América do Sul, podendo ser encontrada no Brasil, Argentina e Uruguai, a Onze Horas pertence à mesma família da Pata de Elefante, outra conhecida planta suculenta, também muito utilizada no paisagismo.

Devido ao seu curioso hábito de abrir as flores em um específico horário do dia, a Onze Horas recebe os mais diferentes apelidos ao redor do mundo. Nos países de língua inglesa, é conhecida como Sun Rose ou Eleven O’Clock. Já na Índia, é conhecida como Nau Bajiya, que significa Flor das Nove Horas. No Vietnã, é chamada de hoa mười giờ, ou Flor das Dez Horas. Talvez a melhor definição seja Time Flower, já que o horário em que o ápice do florescimento ocorre costuma mudar de região para região.

A Onze Horas mais conhecida possui flores em tons de púrpura. No entanto, diversos híbridos podem ser encontrados nas cores branca, amarela, pink, laranja e vermelha. A flor nativa possui sempre cinco pétalas, ao passo que os cultivares desenvolvidos pelo homem podem ter múltiplas pétalas, comumente chamados de variedades com pétalas dobradas.

Trata-se de uma planta resistente, de fácil cultivo, que aprecia bastante sol. Prefere regiões de clima quente. Quando bem cultivada, pode florescer ao longo do ano inteiro, embora as flores apareçam prioritariamente durante os meses mais quentes do ano, primavera e verão.

Esperamos que tenham gostado da nossa escolha para esta semana!

Tenham uma Quarta-Feira de Cinzas cheia de paz!

Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *