ROBALO ASSADO EM FOLHA DE BANANEIRA

O que é bom sempre deixa aquele gostinho de “quero mais”. E uma fórmula de sucesso que repetimos aqui hoje é a união dos sabores criados pelo Buffet Zest e a beleza das peças de mesa by Cecilia Dale, na segunda receita de uma série de 3 delícias inspiradas neste verão!

A primeira delas foi o Taco de Ceviche com Maçã Verde, que compartilhamos aqui! Hoje, vamos aprender a servir um robalo assado em folha de bananeira com legumes grelhados e salsa de graipefruit, um prato com o perfume do mar, criado pelo querido chef Juliano Cordeiro do Buffet Zest.

Robalo Assado em Folha de Bananeira buffet zest

Os ingredientes estão logo abaixo (a receita serve 5 pessoas e o tempo de preparo é de no máximo 1:30h):

Ingredientes do Robalo Assado em Folha de Bananeira

Modo de preparo:

1. Tempere os filets de peixe com erva-doce fresca, azeite e o suco de 1 limão-siciliano. Deixe os filets nessa marinada por um tempo máximo de 20 minutos e reserve o líquido da marinada após retirar o peixe.

2. Coloque água em uma panela, tempere com sal e leve ao fogo alto até ferver. Nessa água, cozinhe os aspargos al dente – cozidos, porém firmes – e reserve. Descasque as mini cenouras e, se elas tiverem as ramas, mantenha as ramas intactas. Cozinhe as mini cenouras na água até ficarem al dente – cozidas, porém firmes e reserve junto com os aspargos.

3. Fatie os limões sicilianos restantes e 1 grapefruit em fatias finas. Reserve. Aqueça uma frigideira com azeite, ou uma grelha, e grelhe ou salteie as fatias de limão e as fatias de grapefruit até dourarem ou adquirirem as marcas da grelha, sem cozinhar demais, mantendo uma textura firme. Reserve.

4. Tempere os aspargos e as cenouras com sal, pimenta do reino e azeite, e na mesma frigideira ou grelha, grelhe ou salteie os legumes, cuidando para que se mantenham firmes, até que dourem ou fiquem com as marcas da grelha. Tire do fogo e reserve.

5. Retire o peixe da marinada e reserve o líquido. Tempere o peixe com sal e pimenta do reino e na frigideira quente ou na grelha. Doure rapidamente os filets de peixe dos dois lados.

6. Aqueça o forno a 180 graus ou em temperatura alta e monte papillotes com a folha de bananeira, dispondo os legumes e as frutas cítricas na base como uma cama para os filets de peixe. Use barbante ou ráfia para amarrar as pontas desse papillote de bananeira. Regue tudo com azeite e leve ao forno por 15 à 18 minutos.

7. Prepare a salsa de grapefruit, descascando a fruta restante e cortando-a em gomos pequenos, descartando as sementes. Junte os gomos ao líquido da marinada do peixe, ajustando o sabor com sal e pimenta do reino e folhas de erva-doce se necessário.

8. Retire o peixe do forno, abra os paillotes de folha de bananeira e regue com a salsa de grapefruit, decorando com brotos e miniflores. Sirva imediatamente.

obs.: A folha de bananeira usada para o papillote pode ser substituída por papel-manteiga.

Receita do Robalo Assado em Folha de Bananeira

Foto do Robalo Assado em Folha de Bananeira

Robalo Assado em Folha de Bananeira

Para servir essa receita deliciosa, elegemos peças que trazem à mesa todo o charme da praia, com objetos decorativos e louças com o tema do mar. Aqui usamos o prato de porcelana da coleção Peixes que apresenta o robalo, o prato de cerâmica da coleção Peixes com os limões-sicilianos cortados e decorados com uma miniorquídea, cachepots rústicos com chips de batata doce (do Buffet Zest), talheres com detalhes em rattan e conchas do mar decorativas, uma delas usada como porta-guarnapos, tudo by Cecilia Dale.

Vamos Receber Robalo Assado em Folha de Bananeira

Decoração Robalo Assado em Folha de Bananeira

A seguir, vejam mais fotos desta produção.

prato peixe cecilia dale

Acompanhamentos para o Robalo Assado em Folha de Bananeira

Acompanhamentos para o Robalo Assado em Folha de Bananeira

Talheres decorativos com escamas de peixe

Talheres decorativos com escamas de peixe

posta-guardanapo de concha

Gostaram?

Gostaríamos de lembrar, caso queiram mais informações sobre as peças que usamos por aqui, as palavras em rosa levam aos links diretos de cada um dos produtos que amamos!

Esperamos que experimentem em casa e, se puderem, nos contem por aqui o resultado!

Beijos!

Deixe uma resposta

Comentários