A AMÉRICA EXÓTICA EM NOSSAS MESAS: BRASSIA

Quarta-feira é um dia muito especial! Quem nos acompanha por aqui sabe que a seção Flor da Semana é dedicada às flores que nos inspiram e estão sempre em nossas mesas, em arranjos que enobrecem qualquer ambiente.

Com ajuda do nosso querido colunista Sergio Oyama Junior, do blog Orquídeas no Apê, vamos falar hoje sobre a orquídea Brassia!

Flor da Semana - Brassia

A Brassia é uma orquídea de flores exóticas, típica do continente americano, ocorrendo predominantemente nas montanhas sombreadas das Américas Central e do Sul. Seu nome é uma homenagem ao botânico e ilustrador inglês William Brass, que a encontrou durante o século XIX.

Devido ao aspecto incomum de suas flores, a Brassia é popularmente conhecida como spider orchid ou orquídea aranha. Existem várias espécies pertencentes a este gênero botânico, todas apresentando pétalas e sépalas com formatos semelhantes, embora com uma grande variedade de cores e estampas. Um híbrido bastante popular entre os cultivadores brasileiros é a Brassia Rex, que é a forma latinizada para Brassia Rei.

A Brassia também entra na composição de uma grande variedade de orquídeas comerciais, de rara beleza, denominadas híbridos intergenéricos, ou seja, derivadas da mistura de orquídeas de gêneros botânicos diferentes. A Miltassia, por exemplo, é uma orquídea híbrida resultante do cruzamento entre Miltonia e Brassia.

Outro híbrido bastante famoso, que entrou na composição dos arranjos que abrilhantaram a mesa desta semana, aqui, é a Beallara Tahoma Glacier. O gênero Beallara, comercialmente conhecido como Cambria, é resultante de complexos cruzamentos envolvendo as orquídeas Miltonia e Brassia, entre outras.

Tanto a Brassia como seus híbridos são orquídeas que apreciam bastante luminosidade, porém sem sol direto. Como a maioria das epífitas, não toleram as raízes encharcadas por muito tempo. O substrato deve ter boa drenagem, sendo capaz de secar rapidamente.

Obrigada, Sergio, por mais uma vez compartilhar conosco toda a sua sensibilidade e sabedoria sobre as flores!

Esperamos que tenham gostado!

Beijos!

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê, blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *