A FORÇA E A BELEZA DA FLOR DE CACTO

Em nossa seção Flor da Semana de hoje, vamos falar de uma flor tão especial e inspiradora, que se apresenta em farta variedade de formas e cores na natureza. Nascida em condições extremas, particularmente forte e vistosa, a Flor de Cacto pode ser uma bela aposta para os arranjos com estilos mais exóticos.

Sempre muito bem acompanhadas pelas pesquisas e apurações do querido biólogo Sergio Oyama Junior, idealizador do blog que amamos Orquídeas no Apê, apresentamos a nossa protagonista com carinho para vocês! Vamos às palavras de Sergio?

Flor de cactos e sua beleza

Existe uma grande variedade de plantas adaptadas à vida em ambientes áridos, com os mais diferentes formatos, cores, tamanhos e estratégias de sobrevivência. São as cactáceas, ou Cactos, assim chamados por fazerem parte da família botânica Cactaceae. O filósofo grego Theophrastus, sucessor de Aristóteles, e considerado o Pai da Botânica, encontrou uma planta repleta de espinhos, à qual decidiu chamar de κάκτος (kaktos). A latinização desta palavra deu origem ao nome dos Cactos que conhecemos hoje.

Todas as estruturas vegetais dos Cactos são extremamente modificadas de modo a armazenar água, tal como as plantas suculentas, além de evitar a perda de água por transpiração. Por esta razão, não apresentam folhas, que foram transformadas em espinhos. Além de reduzir a superfície de evaporação, estas estruturas também protegem os Cactos dos predadores herbívoros.

A Flor de Cacto, no entanto, é uma figura bastante elusiva. Frequentemente, encontramos Cactos nas floriculturas e garden centers, principalmente em miniatura, portando diversas flores ao longo de seus caules e ramificações. Ainda hoje, muitos juram que se tratam das verdadeiras flores dos Cactos, mas isso é um mito. Na realidade, os comerciantes espetam pequenas flores secas, popularmente conhecidas como sempre-vivas, apenas para ‘adornar’ a planta.

Para que um Cacto floresça de verdade, são necessárias condições muito específicas, nem sempre fáceis de serem reproduzidas. Como existem milhares de espécies de Cactos, é necessário pesquisar sobre seu habitat e tentar reproduzir as condições ambientais do local. De modo geral, são plantas que necessitam de pouca água. Neste caso, a rega desajustada pode matar a planta. A iluminação precisa ser intensa, item essencial para que a floração ocorra. O resultado vale a pena. As Flores de Cactos são muito mais belas do que as pequenas florezinhas artificiais que costumamos encontrar. São grandes, vistosas e podem apresentar uma grande variedade de formas e cores, tais como branco, rosado, amarelo, laranja e vermelho. Algumas podem ser bastante perfumadas, abrindo-se inclusive durante a noite.

Esperamos que tenham gostado!

E se você, como nós, adora as flores, recomendamos um passeio pela nossa galeria (aqui) Flor da Semana, com informações e imagens das mais lindas espécies que admiramos!

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *