NATUREZA PARA SABOREAR: FLORES COMESTÍVEIS

As flores comestíveis podem ser grandes aliadas na hora de montar um prato especial, com uma apresentação de encher os olhos (já compartilhamos algumas receitas com flores comestíveis: Salada de EndíviasPuffs de Parmesão, Camarão Crocante ao Coco e Robalo Assado em Folha de Bananeira).

Hoje, vamos saber um pouco mais sobre elas, com a ajuda do querido biólogo, pesquisador e nosso colaborador, Sergio Oyama Junior, do blog Orquídeas no Apê!
sobre flores comestíveis

Há uma crescente procura por flores tradicionalmente ornamentais, para serem utilizadas em receitas gastronômicas. Essas flores comestíveis enquadram-se na categoria denominada PANCs: Plantas Alimentícias Não Convencionais.

As flores comestíveis são produzidas de forma orgânica, livre de quaisquer defensivos químicos tóxicos. Por isso, é preciso ter muito cuidado: nem todas as flores podem ser usadas na alimentação. Muitas espécies podem ser venenosas, impróprias para o consumo ou apresentar sabor desagradável. Na dúvida, é melhor evitar.

Dentre as flores comestíveis, encontra-se a Capuchinha, cujo nome científico é Tropaeolum majus, uma flor bastante utilizada em saladas, principalmente durante o verão. É conhecida por conferir um sabor picante ao prato, além de ser extremamente decorativa, com uma grande variedade de cores. Outras partes da planta, como folhas e sementes, também podem ser usadas como alimento.

Outra opção muito usada é Amor Perfeito, Viola tricolor, principalmente pelo seu sabor ligeiramente adocicado. Seu uso na culinária remonta aos tempos da Roma Antiga e é ideal para adornar sobremesas e saladas de frutas.

O Hibisco, conhecido no meio científico como Hibiscus sabdariffa, é bastante usado sob a forma de chá. Essa espécie é diferente daquela que conhecemos, popularmente utilizada na ornamentação de jardins.

A lista de flores comestíveis é bastante extensa, incluindo pétalas de rosas, cravos, lavanda, violeta e crisântemos. Para dar um toque especial a qualquer cardápio, basta pesquisar pelas receitas ideais e ter um fornecedor confiável. Flores cultivadas em casa também são perfeitas para o uso na culinária.

Esperamos que tenham gostado!

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *