CAIXAS, MOLDES E DOBRADURAS

Esta semana falamos aqui sobre como arrumar um roupeiro, com peças lindas da Valencien e dicas preciosas da Bespoke.Life, de Cris Faria e Fernanda Primo. Para quem não viu o post, vale muito a pena clicar aqui!

Para se ter um armário bem arrumado, é muito importante saber como dobrar as roupas para que elas ocupem menos espaço possível e estejam mais fáceis de manipular no momento em que precisemos usá-las. Caixas organizadoras também são grandes aliadas para manter a limpeza e organização do roupeiro e a longevidade das peças.

Com a ajuda das queridas Marcia Primo Costa, Fernanda Primo e Cris Faria, da Bespoke.Life, compartilhamos hoje dicas de como dobrar e guardar as nossas roupas.

Começaremos pelas Caixas organizadoras e os moldes para dobradura de roupas.

caixas moldes e dobraduras da Valencien

Entre os aliados mais interessantes e com os quais tudo fica mais bonito e funcional, estão as caixas organizadoras com tampas (item 1) da Viver Organizer, outra marca que adoramos e que, além de oferecer recursos em produtos para uma vida mais organizada, sabe tudo sobre o assunto, já que sua idealizadora, a querida Cris Faria, também é uma especialista em organização residencial.

As caixas da Viver Organizer são perfeitas para guardar recordações (cartas e presentes especiais) e itens de uso mais esporádico, como acessórios de inverno, roupas para esquiar, roupas de praia, lenços e pashminas. Disponíveis em quatro tamanhos diferentes e nas cores: cinza, marrom e marfim. Nós adoramos todas as cores e em nosso roupeiro usamos a marfim, vejam como ficou, no post Como Arrumar um Roupeiro.

Existem também as caixas sem tampa (itens 2 e 3), com ou sem divisórias, que podem ser usadas como gavetas, assim como em nosso post sobre o roupeiro (aqui), quando as usamos para guardar as toalhinhas de lavabo da Valencien. Essas caixas são ideais para acomodar itens de uso mais frequente. Tudo vai depender da rotina e do estilo de cada um, mas, normalmente, são usadas para guardar cintos, bijuterias, lenços e pashminas.

Todos os modelos de caixa vêm com um espaço de tag para que possamos escrever ou colar etiquetas com a identificação do seu conteúdo.

Os moldes para dobradura, por sua vez, são utilizados para padronizar o tamanho de camisetas, malhas e blusas dobradas na prateleira ou gavetas. Na Viver Organizer, existem dois modelos de kits: um em couro (item 5) com três tamanhos diferentes e mais chic, ótimo para ficar no closet ou no quarto; e, outro, em EVA (item 4) com cinco tamanhos diferentes, resistente à agua, perfeito para ficar na lavanderia.

A escolha do tamanho do molde vai depender do tipo de peça e do espaço disponível. Normalmente, para camiseta feminina e masculina, os moldes em EVA ideais seriam os 22 e 25, respectivamente. Já para blusas de ginastica, o ideal seria o molde em EVA 18. As camisetas infantis variam entre os moldes em EVA 16 ou 18.

Em relação ao kit de couro, o recomendado é usar o azul, que é maior, para as roupas masculinas, o vinho, para as femininas, e o molde menor, marfim, para as roupas infantis e blusinhas femininas.

caixas e moldes da Valencien

dobradura blusas da Valencien

Para dobrar blusas, camisas, camisetas e pullovers utilizando os moldes, basta:

1. Colocar a peça de roupa virada para baixo, bem esticada, sobre uma superfície lisa. Pode ser uma mesa ou até a cama.

2.  Logo em cima da roupa, colocar o molde com a bolinha para fora da gola, e começar a dobrar um lado de cada vez. Uma dobradura para o meio do molde e em seguida mais uma dobra para acomodar a manga. Depois, fazer o mesmo com o outro lado da peça, assim como a manga.

3. Retirar o molde com cuidado, puxando pela bolinha e deslizando por cima da roupa.

4. Dobrar mais uma vez, agora ao meio e no sentido vertical.

5. Pronto. Uma dobradura rápida e alinhada.

 

dobradura toalha da Valencien

Para dobrar os conjuntos de toalhas (banho e rosto) em um roupeiro organizado ou para deixarmos no quarto dos nossos convidados que passarão a noite em casa:

1. Já com uma dobradura na horizontal e com o bordado virado para baixo, estique bem a toalha de banho e dobre ao meio no sentido horizontal novamente.

2. Sobre a toalha de banho, depois da segunda dobradura, coloque no canto direito, ou, se preferir, no meio a toalha de rosto (dobrada ao meio, com o bordado para cima).

3. Comece a dobrar verticalmente, da direita para a esquerda, duas vezes, até formar um pacotinho com a toalha de rosto dentro.

4. Está pronta a dobradura do conjunto de toalhas, com a estampa ou o bordado da toalha para fora.

Um observação para manter o roupeiro ainda mais organizado é colocar as toalhas (já dobradas) viradas para o mesmo lado, padronizando-as de forma a criar um ambiente clean.

dobradura lencol

A dobradura da roupa de cama funciona da seguinte forma:

1. O lençol de cima esticado é dobrado uma vez ao meio, no sentido horizontal, e depois mais uma vez ou até duas vezes, dependendo do tamanho que desejamos. 

2. Quando ele ficar no formato de uma tripa, é a hora de colocar o lençol debaixo, dobrado como um quadrado no mesmo tamanho (vertical) da “tripa”.

3. Em seguida, e logo em cima do quadrado, colocamos as fronhas dobradinhas em retângulos, cobrindo o quadrado. Agora, estamos prontas para as últimas dobraduras, fazendo como se fosse uma trouxinha para guardar as peças de dentro.

4. Conjunto de cama dobrado!

Devemos levar em consideração que a rouparia pode ser dobrada no tamanho que o espaço do roupeiro nos dá para trabalhar. Quanto mais dobras, mais volume e altura. Antes de começar a dobrar as roupas, o ideal é avaliar o espaço que temos disponível para guardar as peças.

Consultoria: Bespoke.Life | Caixas e moldes: Viver Organizer | Roupas de cama e banho: Valencien.

Contatos:

  • Valencien: Whastapp (11) 99100-1881 e/ou e-mail claudia@valencien.com.br.
  • Bespoke Lifemarcia@bespokelife.com.br
  • Viver Organizer: (11) 98339-3687 e/ou contato@viverorganizer.com.br.

Esperamos que tenham gostado das dicas e que elas sejam úteis.

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários