PIZZADA DE ANIVERSÁRIO

Quando uma paixão toma conta de toda a família é sinal de que repetiremos a dose muitas vezes. É o caso das divertidas e deliciosas pizzadas em casa!

Desta vez, para comemorar o aniversário de meu cunhado, reunimos algumas ideias que costumamos aplicar em nossas mesas de pizza em uma releitura homenageando o aniversariante que é paulista, mas tem alma de baiano. Para isso, juntamos referências das culturas desses lugares que tanto amamos em detalhes da produção que compartilhamos com vocês hoje.

festa com pizza

A ideia era proporcionar um ambiente informal e descontraído, para que os convidados se sentissem à vontade para degustar um menu de pizzas salgadas e doces de forma prática e aconchegante.

Para criar um clima de feira, manjericão, orégano, tomilho, repolho, pimentas, farinha de trigo e cebola foram dispostos em charmosos vasos rústicos de argila que lembram papelão, com tamanhos e formatos diferentes, da D. Filipa, uma loja de aluguel de peças que simplesmente adoramos.

vasos rústicos de argila

vasos rústicos de argila da D. Filipa

decor com vasos rústicos de argila

decoracao com vasos rústicos de argila

vasos de argila
Escolhemos outros modelos de vasos rústicos e brancos, também da D. Filipa, para equilibrar o colorido dos legumes e ingredientes que foram dispostos neles. Usamos minipimentões coloridos, beringelas de dois tipos, pimentas variadas, alecrim e ovos. Para dar alturas diferentes aos arranjos, usamos tábuas rústicas e livros de culinária italiana e de vinhos.

decor com vegetais e legumes

vasos rústicos e brancos da D. Filipa

ingredientes para pizzada
Aproveitamos para valorizar outros elementos naturais trazendo um tom rústico para mesa e, em madeira, usamos um bowl com minitomatinhos com ramos e diversas tábuas e toras em tamanhos e modelos diferentes, decoradas com miniabobrinha e rabanetes, tomates, alho, tomilho e orégano. Todos espalhados pelo centro da mesa em uma bagunça gostosa como era para ser nossa noite! E foi!

bowl em madeira com minitomatinhos

dia de pizzada ingredientes

legumes para pizzada

Para complementar a decoração, usamos massas variadas (uma especial com as cores da bandeira italiana) em potes de vidro e latas de molho de tomate.

festa com pizza

massas para decorar

decor com massas

O bolo em formato de pizza foi uma atração à parte e impressionou pela perfeição. Foi feito pelo cake designer e confeiteiro Gustavo Henrique e ficou em cima de uma tábua de madeira como uma pilha de pizzas prontas para serem servidas!

bolo em formato de pizza

bolo em formato de pizza por Gustavo Henrique

bolo em formato de pizza por Gustavo Henrique

decoracao com tema pizza

O menu ficou por conta do Buffet Felíssimo, há oito anos perto de nossa família (foram eles que ensinaram meu sogro e meu marido a receita da massa da pizza que compartilhamos aqui). A equipe do Buffet Felíssimo cuida de todos os detalhes necessários para um evento como este, desde os ingredientes até mesmo o forno certo, que eles levam até a sua casa!

Espalhamos pela casa cardápios impressos para facilitar a escolha dos convidados, fixos em tábuas de madeira da Le Creuset. Os amigos, quase todos baianos, se divertiram com os nomes das pizzas, criados a partir de expressões baianas, como as famosas Ó Paí ó e Oxente!

menu impresso por Buffet Felíssimo

Vejam mais fotos da Pizzada de Dé!

mesa com decoracao para dia de pizza

caixa de argila plant box
caixa de argila para decorar

bolo de pizza para decorar

tomatinhos para pizza

ingredientes para pizzada
Buffet: Felíssimo Bolo: Gustavo Henrique | Temperos: Milplantas | Vasos rústicos e toras em madeira: D. Filipa |Porta-menu: Le Creuset | Massas, tábuas, latas de molho de tomate: Eataly | Legumes: Casa Santa Luzia.

Além desta mesa, montamos um cantinho de apoio com os pratos de pizza do Vestindo a Mesa, que mostramos no post Quando Tudo Termina em Pizza, talheres e os guardanapos com estampa xadrez (como as típicas toalhas de mesa das cantinas italianas) da Couvert.

Ao final da festa, cada convidado levou uma lembrança para casa: vasinhos com temperos da Milplantas e uma tag de agradecimento, que aliás, pode ser encontrada para free download aqui!

Para ver algumas de nossas pizzadas, basta clicar nos seguintes linksQuando Tudo Termina em PizzaPizza e Gente QueridaPizza, Primos & Mimos da ItáliaPizza Time; e Quando a Feira Vai à Mesa.

Esperamos que tenham gostado!

Um beijo e ótima semana para todos!

Deixe uma resposta

Comentários