Entre Flores e Folhas de Tabaco

Como um concerto tocado por instrumentistas virtuosos, a belíssima louça Folha de Tabaco, considerada uma das porcelanas mais nobres do século XVIII, em exposição no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, foi reproduzida pela Vista Alegre em parceria com a Mottahedeh, uma empresa que há 90 anos se especializou em recriar formas e pinturas antigas das porcelanas mais lindas da história.

A pintura detalhada nas bordas dos pratos, as flores e folhas de tabaco feitas com precisão em 27 cores ornamentadas com pigmento de ouro 22k foram a nossa maior inspiração para a mesa de hoje.

mesa colorida e alegre

A ideia era montar uma mesa elegante e especial, aproveitando o colorido lindo da louça Folha de Tabaco, à venda sob encomenda na Matisse Casa.

louca Folha de Tabaco by Matisse Casa

louca Folha de Tabaco colorida da Matisse Casa

colecao de louça Folha de Tabaco

Além das folhas de tabaco e flores, representados artisticamente nas pinturas, uma fênix delicada dá o ar da graça na louça, trazendo a simbologia da longevidade, quase imortal, da ave mitológica.

delicada e colorida louca Folha de Tabaco

louca Folha de Tabaco da Vista Alegre

fênix desenhada na louca Folha de Tabaco da Vista Alegre

A pintura detalhada se repete nos vasos altos da coleção, onde encontramos as cores que gostaríamos de ter nos arranjos florais para criar uma harmonia.

vasos altos da colecao Folha de Tabaco Vista Alegre

vaso da colecao Folha de Tabaco da Vista Alegre

detalhes do vaso Vista Alegre

Como a mesa foi montada para quatro pessoas, dispomos dois vasos da coleção Folha de Tabaco, um em cada extremidade da mesa, e sobre o centro, dois vasos de cristal transparente pequenos da Christofle.

 vasos da coleção Folha de Tabaco e vasos de cristal

Protea cynaroides, saudade, sorgo, ligustro, sementes de cheflera e orquídeas vanda, phalaenopsis, cherry babyepidendrum foram dispostos por Marcinho da Milplantas nos dois vasos altos. 

arranjos Milplantas

arranjos florais Milplantas

arranjos de flores coloridos Milplantas

flores coloridas para decorar

arranjos de flores para decorar

decoracao com flores

Já, nos vasos de cristal transparentes, a exuberante protea e a orquídea vanda deram lugar às delicadas hortênsias azuis acompanhadas por calandivas, trazendo leveza aos arranjos mais baixos.

vasos de cristal transparentes by Matisse Casa

decoracao de mesa colorida

vasos de cristal transparentes para arranjos de flores

vasos de cristal transparentes para arranjos florais

Acompanhando o colorido da louça e das flores, usamos o copo baixo, a taça de vinho e a taça de champagne em cristal lapidado da Christofle. A cada lugar à mesa, uma combinação de cores diferente.

copo e tacas em cristal lapidado da Christofle

copo e tacas em cristal lapidado da Christofle

Para compor a mesa, sousplats, talheres e descansos de talheres em prata charmosos em formato de lebre e raposa.

descanso de talher em formato de lebre

decoracao para receber

colecao de louca colorida

descanso de talher

Toalha branca em linho e renda renascença, guardanapos de linho  bordados à mão da Matisse Casa e porta-guardanapos de florzinhas lilás completaram a mesa.

 guardanapos de linho  bordados a mao da Matisse Casa

arranjos florais coloridos da MilplantasLouça, taças, sousplats, talheres, descansos de talhereres e guardanapos: Matisse Casa |Arranjos: Milplantas | Toalha: Mercado Modelo de Salvador | Porta-guardanapos: Couvert.

E assim foi a nossa mesa, inspirada nessas lindas peças para aqueles momentos em que tudo parece perfeito, como a sensação de estarmos no lugar certo, com as pessoas certas!

Esperamos que tenham gostado e tenham todos uma ótima semana!

Deixe uma resposta