A CAMA E O ACONCHEGO

Parte do ritual diário começa cedo, quando arrumamos a nossa cama pensando em logo mais retornar ao seu inigualável conforto para as saudáveis e preciosas horas de sono. No quarto de hóspedes também dedicamos o mesmo cuidado e carinho ao idealizar e montar a cama que irá receber um convidado especial para descansar e acordar renovado.

Assim, temos mil e uma formas de deixar o quarto ainda mais aconchegante com elementos charmosos e funcionais para uma cama dos sonhos. Eles podem ser escolhidos, principalmente, de acordo com a temperatura do dia, com as preferências de quem vai dormir ali e, claro, com o estilo do quarto.

Junto com a tradicional marca Valencien, expert em homewear, pesquisamos algumas ideias práticas e outras um pouco mais elaboradas para compartilhar com quem valoriza uma cama bem feita e para a qual sonhamos em voltar toda noite.

valencien cama

Diferentes texturas de tecido podem trazer o conforto que queremos para dias mais quentes e mais frios e as almofadas estampadas trazem cor e alegria à decoração do quarto. Esses foram alguns dos pontos que exploramos na busca por arrumações de cama que prezam pelo máximo de conforto possível.

Começamos com uma opção de cama clean e prática com as seguintes camadas: lençol de baixo forrando o colchão, lençol de cobrir, ambos 100% algodão e 400 fios com o bordado Valencien Luca, cobertor de cashmere italiano na cor fendi (também disponível na Valencien em marfim) e colcha de fibra natural 100% algodão e 400 fios na cor marfim (também disponível em branco e cinza).

O cobertor italiano é bem quentinho e perfeito para cobrir a cama em noites mais frias. A colcha pode sair de cena na hora de dormir e apenas ser usada para deixar a cama protegida e arrumada durante o dia. Algumas pessoas preferem que a colcha cubra também os travesseiros. Aqui, deixamos eles de fora e misturados com almofadas para enfeitar e sugerir ainda mais conforto.

cama arrumada

Aproveitamos para dar uma cor a mais na decoração do quarto com as almofadas na estampa com padrão Missoni, de malha de linha com textura de tricot nas cores bege, branco e marrom claro, também da Valencien. A quantidade de almofadas e travesseiros usados para arrumar e decorar a cama pode variar, dependendo do gosto de cada um.

roupa de cama com tons claros valencien

Com os mesmos elementos, existe também a opção de não cobrir a cama por inteiro com a colcha, deixado visível o cobertor italiano. Assim, o hóspede já sabe que a cama está devidamente preparada para uma noite fria.

Nessa arrumação optamos por deixar todas as camadas de tecido presas na lateral da cama. Fica um acabamento mais elegante e charmoso, mas quem preferir deixar solto, pode ficar à vontade. Não existe uma regra limitando o uso desses elementos, o importante é usar a roupa de cama conforme a preferência, gosto e facilidade.

Para quem prefere prender os tecidos nas laterais da cama, uma dica é escolher o lençol de baixo com elástico para que ele não saia do lugar na hora de descobrir a cama para deitar.

roupa de cama com tons claros valencien

roupa de cama com tons claros valencien

Para noites mais frescas, a cama pode ser montada com lençol de baixo forrando o colchão, lençol de cobrir, colcha de fibra natural 100% algodão e 400 fios na cor marfim e uma manta de linha de trança dupla em marfim, dobrada em cima da colcha. Assim, caso sinta um pouco de frio, a manta em tricot aquecerá na medida certa.

Acomodamos três almofadas Euro, em formato quadrado com um tamanho ótimo de 66cm x 66cm e o bordado Cileto da Valecien, também para dar mais charme ao ambiente.

roupa de cama com tons claros valencien

quarto classico

A manta pode ser usada também como peseira. É só dobrá-la na vertical algumas vezes até encontrar o tamanho ideal para que fique apenas ao pé da cama em dias mais frios ou como um elemento decorativo.

roupa de cama com tons claros valencien

Outra forma de agradar os sentidos, é recorrer aos deliciosos edredons na composição de uma cama muito aconchegante. Aqui, usamos o edredom dupla face da Valencien, com uma delas aveludada para aumentar aquela sensação de abraço que uma boa cama pode nos proporcionar.

roupa de cama com tons claros valencien

Como o edredon é uma peça grossa e alta, mesmo que a escolha seja prender as camadas nas laterais, o ideal é que ele fique solto.

roupa de cama com tons claros valencien

roupa de cama com tons claros valencien

Na próxima cama, agora com acessórios em tons de azul, demos preferência ao edredom, que também é bem quentinho. Usamos a peseira estampada combinando com as almofadas no padrão Missoni que adoramos nas cores marinho azul claro e bege.

Essa forma de arrumação pode ser útil para aqueles dias de clima indefinido e no momento em que a cama for usada, existe a possibilidade de facilmente ser adaptada para a temperatura da noite. Se o clima estiver fresco, por exemplo, basta retirar a peseira e o edredom e dormir com o lençol ou com o lençol e a colcha, para quem preferir.

cama com detalhes azuis

azul e branco para quarto

Para dias mais frescos, uma cama com colcha e peseira apenas dando um charme e uma alegria a mais na decoração pode ser uma boa opção. Peseiras e mantas estampadas ou em cores complementarem às usadas na arrumação da cama são sinais sutis de que o quarto foi preparado com capricho, deixando a cama convidativa para relaxar a hora que for.

almofada missoni valencien

Abaixo, as formas presa e solta das camadas nas laterais da cama. Para quem prefere deixar as camadas soltas, um caimento bonito nas laterais, pede uma altura que não deixe encostar o tecido no chão ainda cobrindo a lateral da cama, com cerca de 40cm de caimento.

como arrumar a cama

como fazer a cama

Para dar aquele toque final na decoração do quarto, gostamos de ter vasinhos delicados e especiais perto da cama com flores inspiradoras como as orquídeas sapatinho, que foram arranjadas pela Milplantas nos cristais com detalhes em ouro da marca Cá D’oro.

ca d'oro com orquídeas

Quando tudo parece complicar, o mais importante é brincar com as possibilidades e os sentidos, descobrindo quais são os tecidos e texturas que mais agradam e que podem fazer da sua cama a mais gostosa do mundo!

Todas as ideias e sugestões reunidas neste post têm o propósito de inspirar conforto e carinho e podem ser usadas de acordo com o que for mais interessante e funcional. O ideal é fazer uma pesquisa na própria loja Valencien, que além dos produtos que usamos nesta produção, oferece outras mil opções em cores, bordados e peças lindas e confortáveis para vestir a nossa cama. Aproveitamos para deixar os contatos da loja para atendimento em todo o Brasil: (11) 99100-1881 e claudia@valencien.com.br.

Esperamos que tenham gostado!

Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários