COMO MONTAR UMA TÁBUA DE QUEIJOS

A estação mais fria e charmosa do ano começou e para quem gosta de aproveitar esse período com o que existe de mais gostoso, resolvemos reunir neste post dicas para montar uma tábua de queijos.

como montar uma tabua de queijo

Há muitas formas de se criar um ambiente agradável em casa e receber amigos para uma noite de queijos e vinhos. Eles podem ser servidos como aperitivos para dar boas-vindas aos convidados durante um jantar ou podem ser os personagens principais da noite.

Ao montar uma tábua de queijo, o ideal é que sejam servidos pelo menos três tipos de queijo e que seus formatos e texturas sejam diferentes. Por exemplo, um queijo macio e pastoso (brie, camembert, serra da estrela…), um duro (parmesão, grana padano, pecorino, serra da canastra…) e um semiduro (gouda, provolone, emmental…). Os queijos azuis, mais fortes (roquefort ou gorgonzola), podem entrar como uma quarta opção de sabor.

Sobre a tábua, disponha, em sentido horário, os queijos na ordem dos mais suaves (a serem provados primeiro) para os mais robustos. Não deixe que os queijos com cheiro forte entrem em contato com os demais para não influenciar o aroma e o sabor. É recomendável ainda uma faca para cada tipo de queijo.

Caso prefira, você pode usar tábuas menores e em maior quantidade para cada tipo ou grupo de queijo.

Os queijos devem ser servidos à temperatura ambiente e, para evitar que ressequem rápido, o ideal é que os próprios convidados cortem suas fatias quando quiserem. Como um convite, você pode cortar a primeira fatia e os convidados continuam a partir daí.

Como alguns queijos são muito parecidos, embora tenham sabores diferentes, é simpático identificar o tipo de cada queijo que está sendo servido com plaquinhas ao lado da tábua ou tags espetadas com um palitinho no próprio queijo.

Para acompanhar os queijos, complementos doces, como geleias, mel (se puder, use mel em favas, fica lindo e delicioso) e frutas (gostamos muito de uvas), e complementos salgados, como nuts (amêndoas, pistache e castanhas) , azeitonas verdes ou pretas e presuntos crus, são muito bem vindos. Os pães também são excelentes acompanhamentos, principalmente os mais escuros (de centeio ou integral).

O consumo médio de queijo por pessoa varia entre 150g e 200g, e, na hora de escolher a variedade, é importante observar a respectiva harmonização com os vinhos que serão servidos.

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas e que elas sejam úteis para vocês. Na quinta-feira desta semana, vamos publicar uma noite de queijos & vinhos com bastante foto e muita inspiração! Até lá!

Um beijo grande!

Deixe uma resposta

Comentários

  • Olá!! Parabéns pelo post e pelo conteúdo do site! Por favor, vcs poderiam ser um pouco mais específicas sobre quais são os queijos mais suaves e quais são os mais robustos dentre os exemplos citados acima? Poderiam dar dicas de vinhos que harmonizam com cada queijo? Tô abusando, né?? Rsss. Sabem dizer se combina servir cervejas artesanais para os convidados que não curtem vinho? Obrigada!!! Bjbj

    • Oi Érica, que bom! Muito obrigada!
      Os mais suaves são os de gosto mais leve e os robustos são os mais fortes, todos os dois tipos podem ter texturas macias até as duras. Os azuis, por exemplo, são mais fortes, o camembert também. Sobre os vinhos, vamos preparar um post especial só para isso, estamos pesquisando e em breve poderemos passar as dicas certas, ok?
      Espero que continue nos visitando, obrigada mais uma vez!
      Beijos

  • boa tarde, nossa eu ia escrever exatamente o que a erica pediu, também vou aguardar e Tha outro dia você falou no snap sobre a mudança no site para colocar as receitas opção de serem impressas amei, eu mesma já havia pedido isso. beijos e mais uma vez parabéns pelo belo trabalho do site é o melhor e mais completo do seguimento admiro muito você. beijos dani fabrao

    • Oi Ursula, tudo bem?
      Obrigada pela sugestão, mas a finalidade desse post era mesmo dar as dicas pelo texto.
      Amanhã, vamos publicar uma noite de queijos & vinhos, com bastante inspiração e muitas imagens.
      Espero que possa acompanhar!
      Beijos!