A SAGRADA FLOR DE ARROZ

Pequena e delicada, a Flor de Arroz é uma linda manifestação da importância do arroz para todo o mundo. Elas duram bastante e se adaptam a diversos ambientes. Por isso, hoje em dia, começam a chamar a atenção de quem gosta de decorar a casa com flores especiais.

Essas e mais informações sobre essa linda flor, vamos descobrir com ajuda do nosso colaborador na coluna Flor da Semana, o biólogo e botânico Aderson Santos.

Flor de arroz

Sativa é o nome científico de um dos alimentos mais consumidos no mundo, o arroz. Originário da Ásia, o arroz faz parte da família botânica Poaceae, a mesma do milho, trigo, cana-de-açúcar, bambu e das gramas. É o cereal continuamente cultivado mais antigo do mundo, sendo plantado em mais de 100 países. O continente asiático é o principal produtor mundial.

O arroz é uma planta herbácea, de pequeno porte que atinge, no máximo 1,5 metros de altura. Sua cultura se divide em quatro categorias principais: o arroz de terras altas cultivado em encostas de morros; o arroz pluvial cultivado em águas rasas; o arroz irrigado plantado no arrozal; e o arroz de águas profundas, plantado em lugares que costumam alagar. Há mais de 12 milhões de quilômetros quadrados de terras dedicadas à cultura do arroz, sendo responsável por alimentar três bilhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que até 2050, 1,5 bilhão de pessoas a mais passarão a depender do arroz.

O arroz é um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, fornecendo 20% da energia e 15% da proteína necessária ao homem, e sendo uma cultura extremamente versátil, que se adapta a diferentes condições de solo e clima, é considerada a espécie que apresenta maior potencial para o combate a fome no mundo.

O arroz contribuiu de forma bastante significativa para alterar paisagens naturais em diversos lugares do mundo, mas nenhum lugar foi mais marcado como na China. Os fazendeiros asiáticos cultivam cerca de 90% do arroz do mundo, e os arrozais da Índia e China produzem mais de metade do total global de cerca de 645 milhões de toneladas de grãos. Uma controvérsia cercou os arrozais no fim do século XX, quando cientistas identificaram que a produção de arroz é responsável pela emissão de gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa, entretanto essa questão ainda é motivo de pesquisas e não é possível culpar o arroz por tal problema ambiental.

Nos lugares secos o arroz cresce como o trigo; já nos lugares úmidos cresce nas plantações chamadas de arrozal. O plantio se inicia em sementeiras e só depois de quatro semanas é levado para o campo. Leva de 90 a 260 dias para crescer e produzir flores. Após 30 dias da floração os grãos estão prontos para serem colhidos.

A produção brasileira de arroz encontra-se dispersa em todo o território nacional. Existem dois tipos principais de sistemas básicos de produção, o arroz de “terras altas” e o irrigado, permitindo, ainda, a divisão em pólos produtivos. O primeiro é na região Sul, produzindo arroz irrigado com alta tecnologia, destacando os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; o segundo abrange as regiões Sudeste e Centro-Oeste, envolvendo São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O uso das Flores de Arroz como ornamental e decorativa é recente, visto que há milhares de anos a planta foi utilizada como alimento.

A maioria das flores possui pétalas coloridas, perfume e formas atraentes para os olhos humanos, mas as Flores de Arroz são diferentes. As plantas da família Poaceae possuem flores, quase sempre, muito pequenas e ao contrário das flores de outras plantas não possuem pétalas. Inclusive, para os botânicos essas pequenas flores são chamadas de espiguetas. As Flores de Arroz são do tamanho dos grãos, agrupadas em inflorescências, conjuntos de flores reunidas em ramos que podem suportar centenas ou até milhares delas. Quando começam a florescer são completamente verdes e após o desenvolvimento completo passam a ter a cor castanha e não são perfumadas. Assemelham-se ao trigo, porém em menor tamanho e com maior número de grãos. Quando secas, as flores apresentam grande durabilidade.

Esperamos que tenham gostado da nossa flor de hoje e que nos acompanhe por aqui, diariamente com novidades e inspirações uma casa acolhedora e cheia de charme!

Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *