5 Cuidados com o Enxoval

Durante os cuidados do dia a dia em casa, muitas vezes, não damos atenção a pequenos detalhes que são importantes para a manutenção de peças especiais e que nos trazem memórias e boas sensações. As roupas de cama e de banho, por exemplo, são itens que merecem toda gentileza e carinho ao serem limpas, guardadas e usadas. Assim, mantemos a sua beleza e a qualidade do seu toque por muito mais tempo.

Depois de passarmos alguns meses elaborando a nossa coleção de cama e banho Campo di Fiori, com a marca Valencien (que mostramos no post Para Sonhar no Campo di Fiori), percebemos que a delicadeza e o preciosismo na feitura de cada uma das peças, pedem os nossos cuidados, simples, mas importantes.

Por isso, hoje, reunimos 5 formas de cuidar de nosso enxoval com a ajuda da expert no assunto Valencien, com quem já preparamos outros posts interessantes: Como Arrumar um Roupeiro e Como Montar um Enxoval. Vamos às dicas?

5 cuidados com o enxoval por Valencien

1. É importante termos pelo menos quatro jogos de lençol, pois geralmente se troca a roupa de cama uma vez por semana. Assim, vamos lavando conjuntos e a cada vez usamos um novo para não desgastar as peças. Sempre que um conjunto for lavado, é bom guardá-lo embaixo da pilha do roupeiro e pegar o de cima para arrumar a cama em seguida. Isto garante a maior durabilidade das peças.

2. Os lençóis mesmo bordados e com acabamentos da Valencien podem ser lavados na máquina. Se for o caso de usar a máquina, não se deve misturar um conjunto de lençol com outras peças. O ideal é colocar na máquina o lençol de baixo, o de cima e as fronhas. Outra dica para o melhor uso da máquina na lavagem da roupa de cama é esperar a máquina encher de água para em seguida despejar o sabão. Quando o lençol é muito colorido, o jato que joga o sabão pode sair de uma vez só e acabar manchando a peça.

3. Não se deve secar o lençol na máquina de secar. O ideal é esperar a máquina de lavar centrifugar para retirar a peça e dobrá-la ao meio duas vezes. Em seguida, deixar secar um pouco no varal e quando a peça estiver úmida, passar a vira, primeiro do avesso, e depois do lado que vai aparecer na cama. Para passar o lençol e as ouras peças do conjunto de cama, o recomendado é que todas elas estejam sempre úmidas. Uma sugestão interessante, é borrifar sobre as peças um mistura feita de 1 litro de água para uma tampa de álcool, na quantidade que for necessário.

4. Para cuidar da toalhas de deixá-las macias, um truque que não podíamos imaginar é não usar o amaciante, pois ele vai aos poucos rompendo os fios da toalha e ela acaba estragando e perdendo a absorção. O ideal para dar maciez às toalhas é colocá-las na máquina de secar roupa por um breve tempo.

5. Peças em linho pedem alguns cuidados específicos. Para manter as peças com cara de novas, é bom usar um pouco de goma pox durante a última enxaguada ao lavar a peça e sempre passar quando estiver ainda úmida. Se por acaso forem manchadas, tente lavar a área afetada com detergente neutro ou de coco. Leite morno como outra opção também pode ajudar.

Esperamos ter ajudado a manter as suas peças confortáveis e em ótimas condições, sempre prontas para a família e para os hóspedes queridos. Aliás, que eles sejam sempre muito bem-vindos e constantes!

Beijos!

Deixe uma resposta

Comentários