Como Desmontar a Árvore de Natal

No Dia de Reis, tradicionalmente, começamos a nos despedir da decoração do Natal. Quem nos acompanha por aqui, deve lembrar do post Como Montar Uma Árvore de Natal, que publicamos no início de dezembro. Agora, é tempo de começar um novo ciclo e arrumar a casa com outros ares. Hoje, vamos aproveitar as dicas da querida Cecilia Dale para desmontar a árvore e deixar tudo organizado para o próximo ano!

arvore de natal

A organização na desmontagem é muito importante para a montagem da árvore no próximo Natal. Para conservar a beleza dos objetos decorativos que adoramos e que nos enchem de inspiração, precisamos de caixas. Identificar cada uma delas facilita o nosso olhar e ainda garante que as peças, ano após ano, permaneçam lindas e bem cuidadas! Esse ritual de guardar os enfeites da árvore com carinho e cuidado faz parte das boas-vindas ao novo ano!

bolas verdes para arvore de natal

Uma ideia simples é guardar as caixas de cada produto no momento de sua compra para que ela sirva como abrigo novamente para as peças quando precisarmos. Podemos amarrar as caixas com fitas nas cores que correspondem aos itens em seu interior. Esta é mais uma forma de proteger e identificar o que temos guardado.

bolas coloridas para arvore de natal

As caixas transparentes nos ajudam a reconhecer os itens de forma imediata.

bolas coloridas para arvore de natal

As caixas vão separar cores, tipos, tamanhos e tudo o que pudermos agrupar e diferenciar. Por isso identificamos as caixas com etiquetas. Gostamos das máquinas etiquetadoras, mas quem preferir, também pode comprar adesivos e escrever à mão.

maquina etiquetadora

Caixas que não ocupem muito espaço em nosso armário, mas que deixem as peças confortáveis são ideais para guardar nosso acervo. Esse equilíbrio entre os espaços de fora e de dentro, depende também do que ali está sendo abrigado. Quando o conteúdo da caixa é frágil, a caixa deve inclusive estar ainda mais protegida, com algumas camadas de papel-bolha por dentro e por isso devem ser folgadas para que tudo caiba ali dentro.

Outra dica é o cuidado com os laços, que devem ser guardados com papel-bolha por dentro do tecido. Assim, evitamos que eles amassem demais ou percam a sua forma com o tempo.

lacos para arvore de natal

laco vermelho de arvore de natal

A guirlanda também é um dos itens mais clássicos e importantes em uma decoração de Nata. Ela merece uma caixa só para ela e o cuidado de ter o seu laço preenchido com papel-bolha.

guirlanda cecilia dale

Cuidado é também durabilidade e segurança! Por isso, os cordões de luz devem ser enrolados da forma correta antes de serem guardados em caixas. Além de tudo, quando formos usá-los novamente, a manipulação será mais rápida e fácil e não gastamos tanto tempo tentando desenrolar os fios.

cordao de luz para arvore de natal

Montar a árvore de Natal é prazeroso, mas também dá muito trabalho. Por isso, a ideia é que ela seja montada aos poucos. Separar os enfeites por caixas identificadas evita que todos os enfeites sejam abertos e espalhados pela casa sem o tempo necessário para a montagem completa da árvore. Assim, em um dia podemos arrumar as luzes e laços, em outro momento, prender as bolas grandes, depois as menores vermelhas…e assim por diante.

Esperamos que tenham gostado dessas dicas e que elas facilitem a desmontagem da sua árvore!

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *