Questions & Answers: RSVP

De uma expressão em francês que se tornou bastante conhecida vem uma tradição incorporada em culturas diversas para o mesmo fim: a chance do anfitrião oferecer a melhor experiência possível a seus convidados. Estamos falando do RSVP (Répondez S’il Vous Plait).

rsvp

O ponto de partida para organizar uma festa/almoço/jantar, sejam eles de grande ou pequeno porte, é a lista de convidados. A decisão do local do evento, do que servir, da quantidade de comida e bebidas, da necessidade de alugar móveis para acomodar todos… tudo depende do número de convidados.

Nem sempre é possível convidar todas as pessoas que conhecemos e gostaríamos de ter por perto em uma ocasião especial. Por isso, um convite deve ser tratado com muito carinho e consideração, independente do tamanho/tipo da festa. Provavelmente, alguém deixou de ser convidado para que você fosse.

Confirmar presença em um evento, ainda que não venha expresso o pedido de RSVP no convite, é um código de amizade e respeito, é contribuir para o sucesso do evento para o qual fomos convidados, que pode ser feito de forma simples, por e-mail, Whatsapp ou telefone.

Quando o anfitrião não recebe as confirmações de presença, ele considera o número total de convidados para quem enviou convite e acaba contratando tudo pensando no máximo de pessoas presentes. Muitas vezes isso causa um custo desnecessário, que poderia ser evitado com o RSVP.

Mesmo quando não temos certeza sobre a data, devemos nos manifestar, informando a possibilidade de estarmos presentes. Também sabemos que imprevistos acontecem e se por acaso a presença já foi confirmada e algo aconteceu, o ideal é que no dia seguinte da festa possamos nos desculpar pela ausência com um cartão carinhoso ou flores. Uma ligação também é bem-vinda, explicando brevemente o motivo da ausência inesperada e agradecendo mais uma vez pelo convite. Não recomendamos que o convidado ligue no dia da festa para o anfitrião para informar sua ausência, perguntar endereço ou horário da festa. Normalmente, quem organiza a festa está ansioso para que tudo corra bem, e quanto mais ligações receberem, mais inseguros podem ficar.

E, se por acaso, o RSVP foi uma negativa, mas de repente o convidado percebe que estará livre para aquela data e quer prestigiar o anfitrião, não vemos problemas em comparecer ao evento, ainda que o anfitrião não esteja esperando. Se não for algo muito íntimo, com poucos convidados ou com lugar marcado/cardápio personalizado (hipóteses em que recomendamos a ligação ainda que seja no dia do evento), a surpresa vai deixar o homenageado ainda mais feliz.

Escrevemos esse post pensando nos convidados e nos anfitriões, até porque um dia recebemos e logo em seguida somos convidados. Se todos valorizarmos os pormenores e os bastidores de uma data especial, fica tudo muito mais prático e possível de ser um momento realmente memorável. Aproveitamos para lembrar um outro post que pode ajudar depois que o número dos convidados estiver definido: o Qual a Medida?.

Esperamos que tenham gostado!

Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *