Questions & Answers: Como cuidar das toalhas de banho

Como escolher boas toalhas? O que podemos fazer para mantê-las sempre lindas, macias e prontas para o uso? Qual o intervalo ideal para a troca das toalhas? Essas e outras dúvidas são muito comuns e refletem nossa vontade de ter a casa em ordem, funcionando em harmonia para o conforto de todos. Para nos ajudar com essas questões, conversamos com a querida Daniela Mason, da loja especializada em enxoval Valencien, e por aqui procuramos compartilhar algumas dicas sobre o cuidado com toalhas, especialmente, as de banho.

toalhas de banho dicas para cuidar da casa

Como o uso das toalhas é constante e diário, o ideal é que tenhamos cuidado em escolher as peças mais macias e de melhor qualidade, feitas 100% de algodão, com fio penteado e longo.

Para as toalhas de banho, o tamanho mais indicado é o gigante porque ele serve a todos os biotipos. Há quem ache que ela demora mais para secar. Por isso, na hora de montar o enxoval, pode ser interessante ter algumas gigantes e outras grandes para variar e servir as diferentes preferências de uso, tanto de quem mora na casa quanto dos hóspedes.

Na Valencien, os conjuntos de toalha vêm com 5 peças: duas toalhas de banho, duas toalhas de rosto e um tapete. Para o banheiro ficar sempre charmoso e harmônico, indicamos o uso organizado dos conjuntos. As trocas da roupa de banho devem ser completas e substituídas por outro conjunto. Assim, para cada quarto da casa, o ideal é que tenhamos ao menos 4 conjuntos que podem ser revezados e lavados ao menos uma vez por mês cada um para não desgastar o algodão e fazer com que as peças durem mais.

Para as mulheres, ter mais uma toalha de rosto para limpar a maquiagem também pode ser ideal, até porque elas sempre ficam um pouco mais manchadas. Assim, poupamos a toalha de banho para que ela fique sempre linda e com aspecto de limpa.

Quando recebemos hóspedes em casa, as trocas de toalhas (de todo o conjunto usado) também podem ser feitas uma ou duas vezes por semana. Para sinalizar ao convidado que faremos isso para ele, uma ideia funcional e elegante é ter no banheiro um cesto grande vazio. Isso também serve para o convidado comunicar que precisa da troca antes do tempo previsto.

Para diferenciar as toalhas de banho e rosto dos conjuntos ou mesmo quando todas as toalhas da casa têm a mesma cor e padrão, vale bordar as iniciais dos moradores da casa ou fazer bordados com desenhos personalizados, até com cores diferentes. Alguns pares de toalhas de banho dos conjuntos da Valencien já são diferenciados por detalhes como predominância de cor ou alguns vêm com uma peça bordada e outra com menos detalhes (geralmente usadas pelos homens). Outra forma de diferenciar é usar pimpolinos (bolinhas bordadas na barra de uma das toalhas). Muitas peças já vêm com essa sinalização.

Outra dica interessante da Dani é ter toalhas exclusivas para piscina e academia (pode ser uma mesma toalha para as duas finalidades). Elas devem ser guardadas separadas das de banho normal, no mesmo armário, mas em pilhas e prateleiras diferentes. Isso porque as toalhas de academia e banho estão sujeitas a outras condições de uso, inclusive, ficam expostas ao sol forte, sal e cloro, perdendo com mais facilidade a sua maciez.

Aliás, para manter a maciez dos fios de algodão da toalha o segredo é não usar amaciante. Parece estranho, mas funciona! Existe um truque simples na lavagem das toalhas que age como um verdadeiro amaciante. Segundo Dani, basta colocar no reservatório de amaciante da máquina de lavar vinagre de álcool no lugar do produto químico. O amaciante comum vai aos poucos rompendo os fios da toalha e ela acaba perdendo sua capacidade de absorção. Mais uma forma de dar maciez às toalhas é colocá-las na máquina de secar roupa por um breve tempo depois da lavagem.

Para os recém-nascidos, as toalhas de banho devem ser do tipo toalha-fralda até os três meses de vida, pois a pele do bebê é muito sensível. É importante também lavar a toalha com sabão de coco e nao usar amaciante.

Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, indicamos os seguintes postsComo Montar um Enxoval5 Cuidados com o Enxoval; e Como Arrumar o Roupeiro.

Esperamos ter ajudado!
Beijos!

Deixe uma resposta