Feijoada em Marmitas

Cada festa ou evento que preparamos é mais uma chance de aprender com seus desafios particulares. E a cada aprendizado, vem a vontade de compartilhá-lo com quem gosta de receber, assim como nós!

No final de semana passado, fizemos um chá bar para os amigos queridos e afilhados Ju Ferraz e Bruno Garms, uma feijoada animada para 200 convidados. A festa aconteceu no jardim do Casa Uma, um lugar lindo, muito charmoso, mas com poucos lugares sentados. Foi aí que descobrimos o charme simples e despretensioso das marmitas de alumínio (já mostramos alguns detalhes da festa aqui, aqui e aqui).

marmita elegante

O desafio da festa foi servir a feijoada completa de forma confortável para a quantidade de convidados que era grande. Sabíamos que nem todos estariam sentados ou apoiados nas mesas-bistrô espalhadas pelo espaço. Nossa preocupação, então, era encontrar uma forma de solucionar a questão com praticidade e carinho.

Pensamos em montar um kit com os sabores que compõem a feijoada e disponibilizar talheres e guardanapos para cada um neste conjunto compacto e portátil. Assim cada convidado poderia se acomodar onde e como quisesse. Por isso, a ideia da marmita nos pareceu perfeita. Encontramos as peças na Jaysan Alumínios (por indicação de uma leitora), encomendamos e arrumamos um lugar especial para elas.

como servir feijoada

Em panelas de ferro que alugamos da Casa das Festas estavam todos os sabores da feijoada preparada pela da Bel Gastronomia. Ali mesmo, um pouco antes começar o almoço, montamos algumas marmitas, disponíveis para os convidados. O ideal é preparar os kits aos poucos para que não esfriem com o tempo, servindo-os quentinhos como uma boa feijoada merece.

Os convidados poderiam usar a marmita como um prato e repetir a feijoada quantas vezes tivessem vontade, indo até o buffet novamente para serem servidos pelo staff da festa.

feijoada em marmitas elegantes

Outra dica é cortar as carnes da feijoada bem picadinhas para facilitar a vida dos convidados e deixar a marmita ainda mais prática, evitando a necessidade de usar a faca e desequilibrar a marmita.

feijoada dabel gastronomia para chá bar

Embrulhamos as marmitas com guardanapos de algodão com a estampa Bandana da Couvert. Escolhemos quatro cores diferentes da estampa para combinar com o colorido alegre da festa: amarelo, laranja, vermelho e verde em uma composição tropical que adoramos.

Além da função decorativa, os guardanapos serviram de apoio ou para forrar espaços alternativos às mesas. Alguns convidados optaram por proteger o colo enquanto comiam sentados. Esta é uma ideia interessante também para eventos ao ar livre ou em espaços com jardim, quando podemos aproveitar um clima de piquenique, forrando a grama com o guardanapo.

Os guardanapos de papel, para casos assim, também são muito importantes e devem estar presentes em todo canto da festa. Usamos guardanapos personalizados da Relevo Guardanapos, como já mostramos no post Guardanapos Personalizados.

guardanapos de papel personalizados

Os talheres de bambu da Casa das Festas completaram o kit da marmita com sua textura rústica e elegante.

festa com marmitas coloridas

Compondo a decoração do buffet, Marcinho Leme da Milplantas fez um arranjo lindo e tropical em tronco de madeira.

arranjo tropical para buffet de feijoada

feijoada com festa baiana

Esperamos que tenham gostado!

Comentem por aqui! Vamos adorar saber suas impressões e ter ainda mais ideias com vocês!

Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Ola meninas!!! Sou baiana e vivo na Suíça. Acabei de conhecer o blog de vocês! Estou simplesmente encantada. Sinto muito falta dessa criatividade brasileira aqui na Europa e vocês me inspiraram muito na minha escolha de um novo horizonte profissional. Meus parabéns pelo bom gosto e pela beleza dessa relação sogra tia notinha. Inspirador. Um beijo.