Como montar um arranjo com suculentas

Para decorar o centro da mesa de jantar ou uma área externa da casa, um arranjo com estilo descontraído e suculentas variadas pode ficar absolutamente encantador! Gostamos de suas formas e de como essas plantas conseguem se manter lindas por mais tempo do que outras que também amamos.

As suculentas andam em alta e são aproveitadas de forma versátil em composições surpreendentes. Hoje, mostramos uma versão de arranjo, assinado por Marcinho Leme da Milplantas, com movimento e um toque de elegância a mais na companhia do cachepot super charmoso by Theodora Home.

arranjo com suculentas

Escolhemos o cachepot redondo e baixo, feito à mão para uma composição especial. A cor crua e a textura da cerâmica conferem um estilo rústico-chique à peça que a faz perfeita para as suculentas.

Para esse arranjo usamos os seguintes materiais:

passo a passo arranjo com suculentas

Segue o passo a passo:

passo a passo arranjo com suculentas

1. Comece preenchendo o cachepot com uma camada de argila em pedra.

2 e 3. Corte um pedaço redondo de manta no tamanho do cachepot e cubra a camada de argila em pedra.

4 e 5. Cubra com uma camada generosa de terra com substrato.

6 e 7.  Espalhe aos poucos uma camada fina de areia com ajuda da pá.

8. Retire a maior suculenta plantada com a terra do vaso original.

9 e 10. Posicione em cima do centro do cachepot e acomode a suculenta ajustando a terra em volta.

11 e 12. Em seguida, preencha com as suculentas menores ao redor, com o mesmo processo. Vá ajeitando.

passo a passo arranjo com suculentas

13. Importante é sempre abrir um espaço na terra com os dedos antes de colocar as plantas. Faça isso delicadamente para encaixar melhor as raízes das suculentas, assim elas ficam mais profundas na terra.

14. Escolha outro tipo de suculenta, de preferência menor, para preencher o arranjo.

passo a passo arranjo com suculentas

15, 16 e 17. Faça o mesmo processo de retirar com todo o cuidado do vaso e ainda com a terra para trasnplantá-la para o cachepot do arranjo.

18. Rearranje os espaços entre as suculentas que já estão no cachepot para avaliar onde serão posicionadas as seguintes suculentas que farão com que arranjo fique cheio e sem buracos.

19 e 20. Encaixe as suculentas menores e mais delicadas limpando e preparando as suas raízes para facilitar a absorção e água e nutrientes na terra com substrato.

21 e 22. Observe ainda se existe espaço sobrando para novas suculentas e escolha os tamanhos ideais para serem encaixados harmonicamente.

23, 24, 25 e 26. Vá preenchendo com outra suculenta e com cuidado ao adicionar ao arranjo para não desorganizar ou apertar demais as outras já ali.

27 e 28. Observe se o aranjo já está completo o suficiente, gire o cachepot para olhar todos os cantinhos.

29. Preencha com barba de bode para tampar possíveis buracos e deixar o arranjo bem natural.

30. Borrife um pouco de água para hidratar as plantas e está pronto!

São muitos os tipos de suculenta, cada uma com uma forma, tamanho e coloração, por isso dependendo do gosto pessoal ou do estilo de cada vaso, é possível criar arranjos muito diferentes.

Para quem gosta de preparar arranjos e outros detalhes em casa com as próprias mãos, indicamos uma visita aos posts DIY com ainda muitos outras ideias que adoramos (para isso, cliquem aqui).

Esperamos que tenham gostado e façam em casa!

Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

    • Oi Talita, tudo bem?

      Que bom que gostou! Sobre borrifar todos os dias, não tem necessidade porque as suculentas não precisam de tanta água assim. É ideal acompanhar e ver como está a terra se estiver muito seca pode borrifar mais um pouco de água, mas não todos os dias, tente dar bons intervalos.

      Amanhã vamos publicar 5 dicas de como cuidar das plantinhas, se puder acompanhe!

      Beijos e obrigada!

  • Oi Thaís querida,
    Adoro suculentas, mas não sei como tirar mudas. Meus vasos estão muito cheios e alguns tipos de suculentas cresceram mais e estão sufocando as demais.
    E ainda tem uma que é uma flor e que enche de florzinhas embaixo e eu não sei se é pra tirar ou não. Tenho tb suculentas plantadas no chão e não sei se estão recebendo água demais. Por fim, gostaria de saber se elas são adequadas a pleno sol ou a meia-sombra.
    A matéria vai ser muito útil pra mim!!
    Bjs e mais uma vez parabéns pelo site!!
    Malu

  • Que lindo! Vocês estão sempre nos atualizando com as principais tendências!
    Falando nisso, o tema da Casa Cor deste ano, em Brasília (ainda está em exposição), é “Essencial”. Muitos ambientes estão decorados somente com folhagens e, alguns, com material seco, com lindos formatos orgânicos, de palmeiras/coqueiros. Aquelas cascas que parecem canoas ou conchas e outros partes da planta. Vocês poderiam nos ensinar a fazer alguns arranjos utilizando esses materiais.
    Eu adoraria!!!

  • tenho um arranjo parecido que eu fiz porém, depois de uns 6 meses, ele ficou todo desordenado, não cresceram bonitinho.. hoje, depois de um ano, meu cachepot está feio…

    • Flavia, tudo bem?

      Se as plantas estiverem bonitas ainda, tente fazer o procedimento novamente, pode ficar mais bonito e aproveite para trocar o vaso, caso ele não esteja mais bonito.

      Beijos e depois nos conte por aqui.