HYACINTHUS PARA CELEBRAR A PRIMAVERA

Folheando um livro sobre flores, deparamo-nos com uma frase que diz que os Hyacinthus trazem consigo a promessa da primavera. E, para celebrar a estação das flores, escolhemos, então, falar dos Hyacinthus nesta semana.

FlorDaSemana02

Sergio Oyama Junior, do Orquídea no Apê, mais uma vez, foi quem gentilmente nos ajudou a reunir as informações que compartilhamos com vocês hoje. Obrigada, Sergio!

O nome Hyacinthus – ou Jacinto – deriva de uma lenda da mitologia grega segundo a qual Hyacinthus, um belo e jovem atleta, era alvo de disputa entre Apolo – deus do sol, da beleza e harmonia – e Zéfiro – vento do oeste. Soprando um vento forte, Zéfiro faz com que um disco atirado por Apolo durante um jogo atinja Hyacinthus, que morre com o ferimento. Inconsolável, Apolo decide eternizar a lembrança de Hyacinthus transformando o sangue do jovem em uma flor.

Os Hyacinthus são originários da região do Mediterrâneo e muito comuns em países como a Turquia, Israel e Irã. A espécie mais comumente cultivada, Hyacinthus orientalis, produz hastes densamente ornamentadas por perfumadas flores em diversos tons de violeta, azul, vermelho, rosa, laranja, amarelo e branco. Há mais de dois mil cultivares diferentes de Hyacinthus já produzidos, a maioria deles pelos holandeses.

E não é à toa que os Hyacinthus preconizam a chegada da primavera. É nessa estação que eles florescem.

Para tanto, contudo, da mesma forma que as Tulipas, eles precisam ter seus bulbos desenterrados e guardados em local seco e fresco após o término da floração anterior para que entrem em um período de dormência durante o inverno. No outono, os bulbos são plantados e florescem novamente na primavera.

Mas não se iludam, no Brasil, os Hyacinthus costumam florescer quando cultivados por profissionais. Um jardineiro amador dificilmente tem sucesso, principalmente por se tratar de plantas de clima temperado.

Apesar de tanta beleza e popularidade, seus bulbos são venenosos, por conterem o ácido oxálico. O contato com esta substância pode causar irritação na pele. Portanto, o uso de luvas é recomendado, ao manusear os bulbos desta flor.

Os Hyacinthus são muito apreciados como flores de corte e sempre rendem arranjos incríveis. Quem quiser conferir, é só dar uma olhada aquiaqui e aqui para alguns arranjos que preparamos com essas lindas flores!

Um beijo!

Comentários fechados.

Comentários