Faça você mesmo: arranjos florais

Quem nos acompanha no Vamos Receber há certo tempo, sabe que às quartas-feiras nos dedicamos a falar sobre flores, seja mostrando um passo a passo de arranjo, uma curiosidade específica sobre o universo das flores, ou em nossa coluna Flor da Semana. Hoje, vamos rever diferentes estilos de arranjos e como montá-los para ocasiões especiais como datas comemorativas ou mesmo para ter a qualquer momento a vida florida e cheia de cores.

do it yourself

Para os arranjos que mostramos a seguir, contamos com a ajuda especial do talentoso florista e amigo Marcinho Leme, da Milplantas, que está ao nosso lado desde sempre.

Todo o processo pode ser uma delícia, desde escolher as flores, os vasos e cachepots certos, até ver o resultado. Vale convidar uma amiga, a irmã, a tia, a mãe, sobrinha, ou uma vizinha querida para dividir momentos de tranquilidade, com o aroma da natureza e quem sabe uma boa música de fundo. Para ver o passo a passo de cada um dos arranjos abaixo, basta clicar nos links indicados.

arranjos em jarra

Começamos a nossa retrospectiva DIY de arranjos com o Passo a Passo de Arranjos em Jarras. Aqui, reunimos cores alegres e flores delicadas em pequenos arranjos acomodados em jarras de cerâmica com rattan by Theodoa Home.

Misturamos lavandas; hyacinthus; tulipas rosas e amarelas; cúrcuma; micro-orquídea rosa; micro-orquídea amarela; e micro-orquídea plantada branca. Os arranjos fizeram parte da nossa mesa de café da manhã, publicada no post Um Bom Dia Cheio de Alegria

passo a passo arranjo

Não é novidade, amamos a elegância e o design dos cristais da marca Cá d’Oro. Eles são perfeitos para acomodar arranjos simples e exuberantes, dependendo do modelo escolhido. No post Cá d’Oro em Flores mostramos quatro opções de arranjos para usar no centro da mesa ou em cantos estratégicos da casa, com vasos em tons de âmbar.

Usamos (na foto acima, da esquerda para a direita): callas; tulipas, orquídeas cymbidium; e orquídeas phalaenopsis. Escolhemos um tipo de flor para cada arranjo, apostando em um estilo sofisticado e simples ao mesmo tempo.

arranjos em vasos de murano por vamos receber e paula bassini

Outra forma muito elegante de apresentar um arranjo é nos diversos modelos de Murano que encontramos na loja online de Paula Bassini. Eles podem dar um charme sem igual à cantos da casa, como mostramos no post Arranjos em Muranos.

Lá, mostramos como fazer arranjos para uma mesa de centro (com tulipas, orquídea denphal, liatris e semente de urtiga), para uma mesa posta (com tulipas brancas amarelas, chuva-de-ouro e denphal), e para uma mesa lateral (com phalaenopsis e dracena).

cachepot de abacaxi

No post Descascando o Abacaxi 2, aproveitamos a beleza da fruta para compor o centro de nossa mesa, em uma versão mais cheia de cor, com flores que colhemos no jardim de nossa casa. Usamos uma técnica simples e rápida para preencher o interior do abacaxi.

arranjo-dia-das-maes

Em datas especiais, os arranjos ganham ainda mais significado, como o Dia das Mães. Por isso, mostramos como fazer um arranjo lindo, mas com cores delicadas no post Nosso Arranjo do Dia das Mães. Usamos orquídeas; rosas; tulipas; flor de cenoura; hyacinthus; e eucaliptos, em um cachepot de prata para compor o centro da mesa de almoço.

arranjo dia das mães

Mais flores para as nossa mães em arranjo que mostramos no post Arranjo para o Dia das Mães. Com tons quentes e outonais de laranja e terra, combinamos as seguintes frutas e flores: laranja; tangerina; tulipas; rosas leônidas; callas, hypericum; dedo de anjo; e folhas de camélias. Montamos o arranjo em um cesta rústica, mas outras possibilidades podem funcionar, como cachepots em prata.

arranjo dia dos pais

Nossos queridos pais também merecem flores e um arranjo elegante com tons sóbrios. Foi o que montamos com todo amor no post Arranjo Dia dos Pais. Em um vaso transparente, reunimos orquídeas e outras flores em tons de branco e bastante musgo para dar um acabamento natural ao arranjo. Usamos: orquídea sapatinho; denphal; phalaenopsis; cattleya; avenca; e musgo.

passo a passo guirlanda

Mais uma forma de ter as flores por perto em uma das datas mais celebradas em família, é montando uma guirlanda com outros elementos tão típicos do Natal, como fizemos em A Guirlanda e o Espírito do Natal. Esse passo a passo é muito gostoso de seguir e o resultado surpreende! Para dar ainda mais força ao seu simbolismo, aqui, adicionamos ruscos; azevinhos; celosias; proteas; rosas vermelhas; pinhas secas; e frutinhas vermelhas artificiais.

Esperamos que tenham gostado e tentem em casa! Faz toda a diferença viver em um ambiente com as cores e o aroma delicado das flores! Para inspirar ainda mais, vejam a nossa galeria de mesas postas, sempre com arranjos ao centro, aqui.

Um beijo!

Deixe uma resposta