Questions & Answers: Altura dos arranjos na mesa

Toda semana temos um ou mais encontros marcados na Milplantas, onde escolhemos as flores mais lindas e montamos os arranjos que decoram nossas mesas. Sempre que fazemos os vídeos no Instagram mostrando essa preparação, damos algumas dicas importantes de cuidados com as flores e falamos do equilíbrio entre seus tipos e cores em uma composição (para acompanhar nosso perfil, cliquem aqui). Mas, um detalhe importante para os arranjos que compõem o centro de uma mesa posta é sua altura ideal, para que não atrapalhem a conversa e a interação com quem está sentado à frente.

altura dos arranjos na mesa

Quando se trata de mesa posta, o ideal é que os arranjos florais não ultrapassem 30cm de altura. Os arranjos podem ser mais baixos e ter alturas variadas, o que dá movimento e um efeito charmoso ao centro da mesa. O mais alto, de qualquer forma, não deve passar dos 30cm, para não atrapalhar a interação entre os convidados sentados à mesa.

Existem algumas flores, como as orquídeas, que têm caules muito finos. A depender da forma como elas são arranjadas na mesa, não atrapalham a visão dos convidados, ainda que passem o limite da altura ideal. O importante aqui é tomar cuidado com o volume dos arranjos e aplicar sempre o bom senso nas escolhas das flores que irão decorar o centro da mesa. Na dúvida, sentem-se na mesa e vivenciem a experiência do convidado. Ficou alto? Basta cortar um pouco.

É sempre bom ter cuidado com as tulipas, pois elas crescem até 2cm por noite. Se o arranjo floral for feito na véspera, é sempre bom deixá-lo um pouco mais baixo do que gostaria, porque certamente as tulipas irão crescer de um dia para o outro e atingir a altura desejada.

As mesas buffet e aparadores com comidas já não apresentam a limitação da altura para arranjos. O cuidado maior é com o aroma das flores, para que não interfiram nos sabores das comidas. É sempre bom evitar flores com cheiro forte, como os lírios e a angélica.

Esperamos que tenham gostado e que as dicas tenham sido úteis!

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários