QUESTIONS & ANSWERS: FORMAS DE SERVIR: EMPRATADO

Quando pensamos em organizar um evento especial em casa, sempre nos perguntamos qual é o formato ideal para tal ocasião. Desde a decoração ao tipo de serviço, tudo deve se adequar ao propósito e ao estilo do encontro. Afinal, o que queremos sempre é proporcionar momentos agradáveis, onde os convidados sintam conforto e nós também possamos nos divertir e relaxar junto com eles.

Se a ocasião envolve uma refeição especial, seja um almoço ou um jantar, com diferentes pratos, um dos tópicos mais importantes a definir é exatamente o tipo de serviço que será praticado durante o evento. Ele pode inclusive ditar o ritmo e o clima do encontro.

Tanto para situações formais como informais, existem diversas formas de servir a comida, e o empratado é uma delas. Mas como ele funciona? Quais as regras e as possibilidades que ele nos oferece em termos de praticidade e elegância? Porque escolher esse tipo de serviço e como ele deve ser executado? No Questions & Answers de hoje daremos a nossa opinião sobre o assunto.

Formas de servir - empratado

O serviço empratado é aquele no qual os pratos são servidos montados e decorados aos convidados sentados à mesa. Como não se trata de um serviço tão usual, o empratado impressiona pela elegância e tem um certo status entre os tipos de serviço.

Antes do evento começar, é recomendável que a mesa esteja completamente montada, com todos os talheres necessários para cada um dos pratos posicionados corretamente, incluindo as sobremesas, para que sejam usados conforme as trocas de pratos forem acontecendo.

O serviço só começa após todos os convidados estarem sentados em seus lugares à mesa. Para organizar a acomodação dos convidados, marcadores de lugar podem ser muito úteis na composição da mesa (no post Definindo os Lugares na Mesa, compartilhamos algumas dicas de como marcar os lugares dos convidados à mesa).

Na regra formal, segundo o livro The Art of The Table, da autora Suzanne Von Drachenfels, o indicado é que os pratos sejam servidos e retirados pela esquerda, enquanto as bebidas, pela direita. Lembramos, que as regras de etiqueta servem, na maioria das vezes, para facilitar a vida e a comodidade de todos. Em um evento com muitos pratos seguidos, pode ficar desconfortável o serviço em torno dos convidados, de um lado para o outro. Por isso, convencionalmente, em momentos mais formais, usa-se o mesmo lado esquerdo para servir e retirar os pratos. Os cálices e taças de vinho permanecem à mesa durante toda a refeição para que os convidados possam repetir o quanto quiserem. Antes da sobremesa, todos os utensílios que não forem mais necessários devem ser retirados da mesa e as migalhas e outras sujeiras devem ser limpas, de forma discreta. Para que os convidados não precisem se levantar da mesa, e se em algum momento suas mãos tiverem contato com alimentos, é gentil disponibilizar bowls com água fresca e aromatizada com alguma flor bonita ou lavanda (gostamos muito desta opção).

Como nesse serviço, os pratos já chegam prontos à mesa, é interessante ter a indicação escrita do que será servido em menus impressos (se puderem ser individuais, ainda melhor), para evitar surpresas e para que os convidados possam pedir a troca de um prato, ou pular etapas, de acordo com o seu desejo, paladar ou restrições alimentares.

Os garçons devem estar atentos ao comportamento dos convidados e se, por acaso, algum prato não agradar ou não for aceito, ele deve ser retirado, junto com seus respectivos talheres. Um dica para tentar agradar o máximo possível de paladares é incluir no cardápio pratos mais neutros, para quem não come carnes ou frutos do mar. Massas leves e tradicionais podem funcionar como boas opções.

Para que os pratos quentes sejam servidos na temperatura ideal, costuma-se usar os charmosos cloches e o ideal é que cheguem para os convidados quase ao mesmo tempo. Para isso, o indicado é que tenha pelo menos um profissional para servir até 6 convidados. O primeiro a ser servido pode ser o convidado de honra, se houver algum homenageado, por exemplo. A partir dele, o serviço segue em sentido anti-horário. Enquanto as bebidas são servidas no sentido horário e quem testa e aprova o vinho é a anfitriã ou o anfitrião.

Em uma ocasião mais especial, é comum o menu apresentar ao menos 4 etapas com pratos diferentes. Um formato mais usual e que adoramos é começar com a entrada que pode ser uma salada ou uma sopa, um prato principal ou até mais de um, sobremesa e frutas. No almoço que publicamos no início da semana, incluímos no menu feito pelo buffet que amamos Grecco Coppola: uma salada de folhas verdes, como entrada; talharim de pupunha ao molho parmesão trufado e um filet mignon servido ao molho de redução de vinho tinto acompanhado de farofa de pistache e cebolinhas caramelizadas, como pratos principais; e, como sobremesas, crepe de cheesecake com calda de goiabada, já que o bolo de aniversário era com recheio de brigadeiro, e um mix de frutas da estação para quem não como doce.

Naquela ocasião, servimos aperitivos volantes antes de sentarmos à mesa. Servimos: mini bruschettas de figo laminado com queijo feta e mel, batatinhas recheadas de gorgonzola e lascas de cebolinhas caramelizadas, polenta acompanhada de ragu de carne e ceviche tradicional servido ao molho cítrico com camada fina de guacamole, tudo do Grecco Coppola.

Licores e cafés são ótimos digestivos para depois da refeição e podem ser servidos em outro cômodo da casa para que os convidados circulem livremente e espaireçam (no post A Hora de Servir o Café falamos sobre o assunto). Toda a atenção para o bem-estar dos convidados é percebida nestes detalhes e rituais, feitos com carinho e muita alegria para que eles voltem sempre à nossa casa e que a vida tenha esses momentos tão especiais se repetindo e morando em nossa memória.

Apesar de ser considerado um serviço formal, o empratado permite que os anfitriões tenham tranquilidade para dar atenção aos convidados durante o jantar ou o almoço, e que os espaços da casa sejam melhor aproveitados, já que a sala e as áreas de convivência ficam livres das mesas montadas para acomodar o buffet.

São muito detalhes que envolvem um serviço empratado, mas com bom senso e de acordo com o clima do encontro, tudo pode ganhar um jeito mais natural e nem todas as regas, dependendo do perfil dos anfitriões, precisam ser seguidas a fio.

Esperamos que tenham gostado, e caso tenham alguma dúvida, por favor comentem aqui e tentaremos ajudar!

Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • O serviço aqui chamado de empratado é tido por alguns como serviço à francesa e já vi também este mesmo serviço sendo chamado de russo – por ter sido instituído em Paris por um príncipe Russo e como foi difundido pelo mundo a partir de Paris ficou popularmente conhecido como serviço à Francesa. Gostaria de saber qual a opinião do Vamos Receber sobre estas nomeações atribuídas a este tipo de serviço: empratado.