QUESTIONS & ANSWERS: O USO DOS TALHERES À MESA

Ultimamente, têm chegado aqui no Vamos Receber diversas dúvidas sobre a disposição de talheres à mesa e nosso Questions & Answers deste mês procurará trazer um pouco de nossa opinião sobre o assunto.

Não trataremos de absolutamente todos os detalhes, até para não ficar cansativo demais, portanto, não espere aqui que falemos sobre talheres para se comer comidas muito específicas (o que pode ficar para um outro post). Falaremos daquilo que observamos serem as principais dúvidas a cada vez em que um cardápio é pensado e uma mesa é preparada para receber os convidados. Esperamos que gostem!

uso dos talheres a mesa

A primeira coisa a se ter em mente é que a regra de ouro quando o assunto é disposição dos talheres à mesa é funcionalidade. Não se usa absolutamente nada que não será empregado efetivamente durante a refeição. Assim, por exemplo, se apenas será servido um prato de peixe acompanhado de salada, dispense tanto a faca e garfo de mesa como a faca e o garfo de salada (estes últimos desnecessários a menos que a salada seja servida isoladamente, como uma entrada); da mesma forma, se a sobremesa é apenas um sorvete, dispense garfo e faca de sobremesa. A ocasião é informal? Você não dispõe de ajuda e prefere usar apenas os talheres de mesa para a entrada e o prato principal? Não vemos problemas a menos que a entrada seja algo com um gosto muito forte que possa impactar o sabor do prato seguinte. Mas, atenção, nesse caso, não se esqueça dos descansos de talher para o momento da troca de pratos (já falamos um pouquinho aqui sobre o uso deles).

Dito isso, vale lembrar que colheres e facas de mesa são posicionadas do lado direito do prato (facas sempre com a parte da lâmina virada para o prato) e os garfos do lado esquerdo. A razão é uma outra constante à mesa. Na medida em que a maioria das pessoas têm mais facilidade com a mão direita, posicionam-se os talheres que precisam ser manejados com maior destreza – ou isoladamente – deste lado, para facilitar.

É também pensando na funcionalidade e praticidade que se dispõem os talheres à mesa na exata ordem em que serão usados, de fora para dentro, em direção ao prato e sempre alinhados com a parte inferior dele.

Se o peixe, por exemplo, é servido como entrada, o garfo de peixe é posicionado à esquerda do garfo de mesa, e a faca de peixe à direita da faca de mesa. No entanto, se o peixe é o prato principal, precedido de um prato de salada, o garfo de peixe fica à esquerda do prato (regra geral para os garfos), mas à direita do garfo de salada; a faca de peixe, por sua vez fica à direita do prato (regra geral para as facas), mas à esquerda da faca da salada.

Exceto pela regra geral de garfos à esquerda, facas e colheres à direita do prato, não há lugar definido para um ou outro talher, tudo depende da sequência do cardápio. Ah, e por falar em colher, vale lembrar que se o prato é massa, ainda que seja um talharim ou espaguete, apenas garfo e faca (para auxiliar) vão à mesa.

Na hora da sobremesa, a disposição dos talheres pode variar se a ocasião é formal ou informal.

Mesas informais são montadas dispondo-se os talheres de sobremesa acima do prato, sempre com a faca com o cabo virado para a direita (e lâmina voltada para o prato), garfo com o cabo virado para a esquerda e colher com o cabo virado para a direita, nesta ordem, de baixo para cima a partir do prato.

Como dissemos acima, a regra de que somente se dispõe à mesa os talheres que serão realmente usados também vale para a sobremesa.

Tratando-se de mesas formais, os talheres de sobremesa não são desde logo dispostos à mesa. Eles são trazidos juntamente com o prato de sobremesa e sobre ele – garfo à esquerda sobre o prato e faca ou a colher à direita sobre o prato. Colocado o prato à frente do convidado, cabe a ele colocar os talheres sobre a mesa, nos devidos lugares.

Hora do chá ou café? A colher respectiva é disposta sobre o pires, à direita com a concha trás da alça da xícara. Sobre a hora ideal para servir o café, já comentamos aqui.

Para quem quiser conferir nossas sugestões sobre a posição dos guardanapos e pratos, posts complementares ao de hoje, basta clicar aqui e aqui.

E então, ficou mais simples?

Caso tenham alguma dúvida ou algum assunto que queiram que falemos por aqui, basta mandar um e-mail para contato@vamosreceber.com.br com sua pergunta ou sugestão.

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Oiii! Adoro seu blog e seu snapchat! Tenho uma dúvida: no caso de massas, a colher também não iria à mesa? Digo isso porque já vi muita gente em muitos restaurantes usarem a colher para auxiliar na refeição de massas longas, como o espaguete. Obrigada!

  • Obrigado ao Vamos Receber pelo carinho que receberam o meu email e a forma incrível que responderam a questões que podem facilitar e muito a nossa vida de anfitriã na hora de receber nossos familiares e convidados !!! Existem regras de etiqueta que acredito serem de extrema importância e que certamente facilitam a nossa vida , porém existe o bom senso que pode ser um aliado ainda mais importante para o bem estar dos nossos convidados e vocês foram perfeitas nas colocações e orientações que colocaram no texto acima … Parabéns !!! A minha admiração pelo trabalho de vocês só cresce !!! ????