QUESTIONS & ANSWERS: POSIÇÃO DOS GUARDANAPOS

No início da semana, compartilhamos com vocês aqui algumas sugestões para a dobradura de guardanapos. Alternativamente às dobraduras, também se podem usar porta-guardanapos para compor a mesa e deixá-la ainda mais linda.

Guardanapos com as iniciais dos anfitriões, por exemplo, ficam lindos dobrados de forma a dispor de uma maneira bonita os monogramas. Outras vezes, um belo porta-guardanapo de flor contribui – e muito – para a decoração da mesa, assim como para realçar uma ou outra cor da louça ou do arranjo usado.

E já que estamos falando sobre o tema, nosso quadro Questions & Answers deste mês tratará da posição dos guardanapos sobre a mesa, tema que, para alguns, ainda suscita algumas dúvidas.

questions and answers - guardanapos mesa

Em geral, os guardanapos podem ser posicionados de duas maneiras sobre a mesa: à esquerda do garfo (que, por sua vez, são posicionados do lado esquerdo do prato) ou sobre o centro prato.

Em um evento mais formal, normalmente coloca-se o guardanapo sobre o centro do prato ou sousplat à frente de cada um dos convidados. Isso porque, neste tipo de ocasião normalmente é servida uma variedade maior de pratos e bebidas e, assim, é natural que haja mais talheres e mais taças em cada um dos lugares à mesa. Posicionando-se o guardanapo sobre o centro do prato, ao mesmo tempo em que se economiza espaço, aproxima-se o guardanapo do convidado.

Algumas de nossas mesas em que os guardanapos foram posicionados assim vocês podem conferir aqui, aqui, aqui e aqui.

Quando os convidados já são recebidos na mesa com a entrada já servida, uma sopa, por exemplo, o guardanapo passa para o lado esquerdo dos garfos.

Vejam só alguns exemplos aqui, aqui e aqui.

Em um evento informal, o guardanapo pode ser posicionado onde quer que o anfitrião entenda mais adequado dentre as duas posições acima – sobre o centro do prato, à frente de cada um dos convidados, ou à esquerda dos garfos.

Normalmente, se o espaço à mesa permitir, preferimos posicionar o guardanapo à esquerda dos garfos, principalmente quando  usamos louça estampada. Assim, o guardanapo não encobre o desenho e a louça complementa melhor a decoração da mesa.

Quando optamos por servir em um buffet, normalmente dobramos os guardanapos da forma como mostramos aqui (dobraduras 02 ou 03) e colocamos os talheres no próprio guardanapo. Dessa forma, evita-se que, além do prato, o convidado tenha que equilibrar também o guardanapo e os talheres enquanto se serve. É importante também que os guardanapos – assim como os talheres – estejam posicionados em lugar de fácil acesso para o convidado que deixa a mesa de buffet.

 

Quem quiser ver esta e outras dicas para servir num buffet, basta clicar aqui.

Ao sentar-se à mesa, o convidado deve posicionar o guardanapo sobre o colo. Ao finalizar a refeição, o guardanapo deve ser posicionado sobre a mesa (não há necessidade de arrumar o guardanapo nesse momento).

E quando o convidado se levanta durante o almoço ou jantar, onde o guardanapo deve ser posicionado? Essa é uma questão controvertida entre os estudiosos em regras de etiqueta. Uns defendem que os guardanapos devem ser posicionados sobre a cadeira em que o convidado estiver sentado, indicando que a refeição ainda não foi finalizada. Essa corrente entende que seria desagradável para os outros convidados ver o guardanapo sujo sobre a mesa durante a refeição. Outros, defendem que os guardanapos devem ser posicionados sobre a mesa, porque seria anti-higienico posicioná-los sobre a cadeira.

Quando nos levantamos durante um almoço ou jantar, posicionamos os guardanapos sobre a mesa, sem arrumá-los, e tomamos o cuidado deixar o lado sujo do guardanapo para baixo, de modo que não haja qualquer indisposição com os outros convidados.

Por fim, em relação aos guardanapos de papel, a posição adequada para eles é à esquerda do garfo do início ao fim da refeição.

Esperamos que nosso post de hoje tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas e, por favor, não deixem de nos escrever caso tenham sugestões de temas para serem comentados por aqui.

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários