QUESTIONS & ANSWERS: COMO MONTAR UM ENXOVAL

Depois da lista de casamento, um dos pontos que desperta maior dúvida em quem está prestes a se casar é como montar o enxoval de cama e banho.

Quais são as peças essenciais para se ter em casa e deixar a cama, o banheiro e o lavabo impecáveis e quantas de cada devemos ter são perguntas que costumam deixar os noivos de cabelos em pé. E a dúvida não é exclusiva das noivinhas e noivinhos de plantão, afinal, não são raras as vezes em que todos nós nos perguntamos: Será que o que tenho é pouco? Será que é muito?

questions and answers - enxolval

Para preparar o post de hoje, e desmistificar, de uma vez por todas, a preparação do enxoval, recorremos às queridas Dona Lola e Daniela Mancurti, da Valencien, que, certamente, são duas das pessoas que mais entendem do assunto.

Para quem não conhece, a Valencien é especializada em rechear o quarto, o banheiro, o lavabo e todos os demais espaços da casa com peças que impressionam pela beleza, qualidade e acabamento – e que, se necessário, podem ser feitas sob medida – para agradar até aos mais exigentes clientes.

Para Dona Lola e Dani Mancurti, da Valencien, um enxoval perfeito é composto pelas seguintes peças:

(a) 6 jogos de lençol; (b) 8 fronhas avulsas; (c) 4 protetores de travesseiro; (d) 4 travesseiros; (e) 3 enchimentos de 70cmX70cm; (f) 9 fronhas  de 70cmX70cm; (g) 1 cobertor; (h) 1 colcha matelassada; (i) 1 manta de tricot; (j) 1 edredon de plumas; (k) 3 capas de edredon; (l) 2 almofadas; (m) 2 rolinhos; (n) 1 peseira; (o) 6 jogos de banho; (p) 4 roupões; (q) 3 tapetes de banheiro; e (r) 6 toalhas de lavabo.

Além dos lençóis com um belo bordado, fronhas e enchimentos, rolinhos e almofadas, combinados com uma bela colcha matelassada e um edredon com capa no pé da cama (ou uma peseira), fazem toda a diferença na hora de preparar a cama do casal.

Quem quiser optar por algo mais enxuto, pode optar por compor o enxoval com:

(a)  4 jogos de lençol; (b) 4 fronhas avulsas; (c) 4 travesseiros; (d) 1 colcha matelassada; (e) 1 manta de tricot; (f) 1 edredon de plumas; (g) 2 capas de edredon; (h) 1 cobertor; (i) 4 jogos de banho; (j) 2 tapetes de banheiro; (k) 2 roupões; e (l) 6 toalhas de lavabo.

Um detalhe pelo qual nos apaixonamos completamente ao conhecer a Valencien foi o fato de que a vira dos lençóis da marca é bem maior que o comum. Isso não somente transmite a aparência de conforto como também deixa a arrumação da cama ainda mais bonita. E, para evitar que o travesseiro saia da fronha durante a noite, a Valencien também não economiza tecido. O envelope de cada fronha chega até o meio do travesseiro. Simplesmente perfeito!

a vira

Na hora de selecionar os lençóis e fronhas que irão compor o enxoval, a dupla à frente da Valencien lembra que é muito importante que o tecido seja 100% algodão e que, mais que a contagem de fios, se preste muita atenção na sensação ao se tocar o tecido com as mãos, ela deve ser gostosa, agradável. O número de fios é o que definirá a maciez e a durabilidade do lençol e da fronha e, a partir dos 200 fios, eles já são ótimos.

E atenção, nada de escolher lençóis pesados – nem mesmo para o inverno. Uma alternativa interessante para todas as estações do ano, que conhecemos na Valencien, são os lençóis feitos a partir de fibra de bambu. Os tais lençóis, além de terem um toque que remete à maciez, leveza e delicadeza da seda, também são térmicos, esquentando no inverno e se tornando bem fresquinhos no verão. Outra vantagem é para quem é mais suscetível a alergias: estes lençóis são antibacterianos.

Um detalhe que parece óbvio, mas que muita gente acaba esquecendo, é o de que lençóis, edredons, mantas etc. devem se ajustar perfeitamente ao tamanho da cama, tanto para conferir conforto, como para garantir a beleza da composição. Se a sua cama acaba fugindo das medidas padrão, ao montar o enxoval, conte com um serviço como o Personalizzato, da Valencien. Com ele, alguém vai até a sua casa para tirar medidas e preparar tudo especial e exclusivamente para você, de acordo com o tamanho de seus móveis. Uma vantagem de procurar o Personalizzato, da Valencien, é que eles também preparam bordados sob medida e ainda podem ensinar a montar a cama dos sonhos, entregando com apostila e tudo.

Edredom, colcha e tricot

Almofadas quadradas

Passando, agora, às toalhas para uso do casal, Dona Lola e Dani Mancurti lembram que as ideais são as feitas de fio egípcio, em tamanho gigante. Quem prefere peças com monograma, pode encomendar o bordado na Valencien e quem se apaixonar – como aconteceu conosco – pelos lindos bordados da marca, pode optar pela diferenciação entre as toalhas dele e dela pelo Pimpolino – pequenas bolinhas que indicam a quem pertence a toalha. Honestamente, não sabemos como vivemos sem isso até agora!

para identificar

Para receber as visitas, Dona Lola e Dani Mancurti recomendam que se deixem toalhas de linho penduradas no lavabo, para decorar, e, em uma bandeja ao lado da pia, algumas toalhas de felpa para que os convidados sequem as mãos. A quantidade? Para elas, tratando-se de um jantar para 6 pessoas, podem-se deixar cerca de 10 toalhas no lavabo.

Quem gostou e quiser conhecer um pouco mais sobre a Valencien, basta clicar aqui. E, enquanto a marca não inaugura seu tão esperado e-commerce, as compras à distância podem ser feitas por WhatsApp (11) 99100- 1881 ou e-mail: claudia@valencien.com.br. Eles entregam no Brasil inteiro.

E, se você está em São Paulo, não deixe de ir até lá para tomar um café ou comer um pedacinho de bolo que Dona Lola e Dani Mancurti sempre fazem questão de deixar à disposição dos clientes. Além de contar com um ambiente gostoso e acolhedor, a loja é simplesmente linda.

Quer um pretexto? A Valencien lança a coleção primavera verão em coquetel que acontecerá entre os dias 23 e 26 de setembro. Estamos loucas para ver o que ainda vem pela frente.

Esperamos que tenhamos ajudado e, caso tenham alguma dúvida ou algum assunto que queiram que falemos por aqui, basta mandar um e-mail para contato@vamosreceber.com.br com a sua pergunta ou sugestão.

Um beijo!

Comentários fechados.

Comentários

  • Fiquei com algumas dúvias e adoraria uma ajuda de vcs: 1) O edredom com a capa funciona como uma colcha? 2) Devo colocar capa no edredon, mesmo quando ele fica embaixo da colcha? 2) De quanto em quanto tempo devo trocar e lavar a colcha? 4) Vocês recomendam que o travesseiro fique exposto com a fronha ou que fiquem sempre com porta-travesseiros por cima? Abraços!

    • Tudo bem, Querida? Veja só as respostas que a Dani Mancurti, da Valencien, encaminhou com todo carinho:
      1) Sobre o edredon: Ele pode funcionar como colcha sim, mas, geralmente, como amassa bastante, é recomendável que ele fique dobrado no pé da cama.
      2) Sobre a capa no edredon: Se o edredon é de plumas, recomenda-se usar a capa sempre para que fique bem protegido, afinal, esse tipo de edredon que dura a vida inteira se bem cuidado e, para tanto, ele não pode ir sempre para a lavanderia. A capa conserva o edredon e é mais fácil de lavar.
      3)Sobre a troca e lavagem da colcha: Depende muito. Normalmente a cada 2 meses, mas se na casa há crianças que sobem na cama ou se a pessoa costuma se sentar sobre a cama sem se trocar para dormir, por exemplo, o intervalo pode ser menor.
      4) Sobre o travesseiro: se a fronha for bonita, pode deixá-la exposta, sem necessidade de porta travesseiro. No entanto, é bom usar um protetor de algodão embaixo da fronha (para proteger uma vez que a cabeça costuma suar à noite).
      Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas. Um beijo grande!

    • Isabela, tudo bem, Querida? Veja se as respostas que a Dani Mancurti, da Valencien, encaminhou abaixo ajudam a responder as suas dúvidas também. Se precisar de qualquer ajuda adicional, pode contar conosco. Um beijo grande!

  • No post, a Valencien sugeriu 10 toalhas para um jantar de 6 pessoas. Mas se o jantar for para 12 ou 15 pessoas, devo deixar 16 e 17 toalhas respectivamente? Puxa, nem tenho todo esse espaço no meu lavabo…
    Outra dúvida, em uma das fotos acima, o edredon está dobrado ao pé da cama sobre a colcha matelassada. Esta é somente uma composição para deixar a cama bonita ou é a mais usual mesmo? Pergunto porque às vezes acho que fica muita coisa: lençol, manta de trico, colcha e edredon. Como é certo fazer?

    • Oi Lorena, tudo bem?
      Obrigada pela visita ao nosso site!
      As toalhas a mais são uma segurança e também para que tenham até o final do evento um aspecto mais higiênico, mas fique tranquila, pois não é uma regra, é apenas uma estimativa e você pode colocar quantas achar necessário e puder, inclusive.
      Se faltar espaço, veja se consegue deixá-las bem dobradinhas numa gaveta ou bandeja ou até num cesto, como preferir.
      Para ver como as toalhas podem ficar dentro de um gaveteiro no lavabo, clique neste link:http://www.vamosreceber.com.br/o-aconchego-do-lavabo/
      Sobre a cama.. você também pode arrumar do jeito que for mais confortável e, principalmente, adequado ao clima e temperatura. Aqui, mostramos algumas formas de arrumar a cama com algumas dicas interessantes: http://www.vamosreceber.com.br/a-cama-e-o-aconhcego/
      Esperamos ter ajudado!
      Grande beijo!

  • Olá! Estou encantada com o site. Parabéns!
    Fiquei na dúvida quanto a cor do enxoval, qual a padronagem. como devo escolher?
    Grata!

    • Olá Kamilla, como vai?
      Obrigada pelo comentário!
      Sobre a sua dúvida, seria ideal pensar nas cores que mais gosta e apostar nelas! Branco é infalível, traz aquela sensação de limpeza e aconchego, tons crus também são chiques, mas vale a pena uma pesquisa para saber quais as cores agradam mais e que combinam com o quarto!
      Esperamos ter ajudado!
      Um grande beijo!