Paella

Huuuummmm, Paella!

Para terminar a semana do Dia dos Pais em grande estilo, que tal uma sugestão deliciosa para o cardápio de domingo? Nossa escolha é uma receita de família. Mais que isso, é uma homenagem especial a meu sogro, um pai querido demais e “chef ” de primeira!

Vocês podem conferir a seguir a receita da maravilhosa Paella dos Senna. Só de pensar já ficamos com água na boca! Mas… apesar de meu sogro afirmar com toda convicção o contrário, em nossa opinião, provar essa gostosura exigirá um certo esforço.

O caminho talvez seja um pouco árduo, mas quem se empolgar e seguir adiante certamente será – muito bem – recompensado. E então, quem se habilita?

banner paella

Os ingredientes estão abaixo e a quantidade sugerida serve 10 pessoas.

PAELLA

 Modo de Preparo:

1. Ferva a lula, os camarões, os mexilhões, a vagem e a ervilha, em panelas separadas. Reserve.

2. Em uma panela, aqueça 1 ½ litro de água com um caldo de peixe.

3. Em uma paelheira, ponha o azeite e a cebola e deixe dourar.

4. Adicione o frango em cubos e a carne de porco. Refogue-os.

5. Adicione a lula em rodelas, o filé de peixe (recomendamos o congrio ou badejo), o alho furado (um dente de alho inteiro, furado com a ponta da faca) e metade dos pimentões em tiras.

6. Adicione o tomate sem casca cortado em pedaços. Refogue.

7. Adicione a água que está sendo aquecida na panela (quando estiver quase fervendo), uma mão de sal, a pimenta picada (sem caroços) e o açafrão.

8. Adicione o arroz em forma de curvas.

9. Adicione o camarão, o alho amassado, os pimentões e os mexilhões.

10. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos.

11. Ainda na paelheira, sugerimos enfeitar com ervilha, vagens, 10 mexilhões com casca previamente fervidos (além dos 12 mexilhões indicados nos ingredientes), 10 camarões pistola previamente temperados e grelhados na manteiga ou no azeite de oliva (além dos 250g de camarão indicados nos ingredientes) e a outra metade dos pimentões em tiras.

12. Desligue o fogo quando ainda estiver bastante úmido. Cubra a paelheira com um papel laminado e deixe terminar de secar por aproximadamente 5 minutos.

13. Na hora de servir, enfeite com salsa.

Dicas importantes:

(i) o fogão deve ser próprio para a paelheira, com dois anéis de fogo, para garantir o cozimento por igual;

(ii) deve-se manter a Paella sempre úmida. Não a deixe secar totalmente;

(iii) depois de servida, regue com azeite de oliva;

(iv) para acompanhar a Paella, sugerimos um vinho tinto leve da uva pinot noir ou um bom vinho verde, de preferência, um Alvarinho.

Queremos muito saber se gostaram.

Um Feliz dia dos Pais a todos!

Deixe uma resposta

Comentários