ALIGOT COM RAGOUT DE LAGOSTAS

Passamos a semana esperando as sextas-feiras para compartilhar receitas novas e deliciosas com vocês. E a de hoje é especial e uma ótima sugestão para servir na Páscoa: Aligot com Ragout de Lagostas ao Vinho Marsala, Aspargos e Azeite Trufado, criada pelo premiado chef Juliano Cordeiro, do Buffet Zest.

receita aligot com ragout de lagosta

Os ingredientes estão abaixo e a quantidade sugerida serve 6 pessoas.

ingredientes ragout de lagosta
Modo de preparo do Ragout de Lagostas ao Vinho Marsala, Aspargos e Azeite Trufado:

1. Tire a carne da lagosta de dentro da cauda, usando uma tesoura de cozinha. Reserve a carne da lagosta e use as cascas para fazer o caldo de lagosta. Para preparar o caldo, aqueça uma panela e doure 1 xícara de cebola picada, as cenouras e o alho-poró picado. Junte as cascas de lagosta e deixe dourar por 3 a 5 minutos, para tostar bem as cascas. Junte água, folhas de louro, alguns raminhos de tomilho e deixe cozinhar em fogo médio por 30 a 50 minutos. Reserve para o momento de produção do molho Marsala.

2. Tempere a carne da lagosta com alho, tomilho, azeite, sal e pimenta do reino e leve ao forno pré- aquecido em temperatura alta, entre 180 a 200 graus, em uma assadeira forrada com cebola, cenoura e alho-poró em cubos. Deixe assar por 12 a 15 minutos, para cozinhar a lagosta ao ponto, sem ressecar a carne. Reserve as lagostas e corte em fatias bem finas, deixando reservado para incorporar ao molho Marsala mais à frente.

3. Prepare o molho Marsala, aquecendo uma panela com manteiga e azeite, acrescente 1 xícara de cebola picada, deixe refogar por 2 minutos e acrescente 2 colheres de sopa de alho picado. Refogue sem deixar dourar, adicione o vinho Marsala e deixe flambar para queimar o excesso de álcool. Junte 1 litro do caldo de lagostas, o creme de leite fresco e deixe cozinhar em fogo médio, para reduzir o volume à metade do volume original.

4. Verifique o sabor e a consistência do molho e, se necessário, ajuste a consistência deixando reduzir o molho por mais tempo. Mantenha o molho em fofo baixo, até o momento de servir.

5. Em uma panela separada, cozinhe os aspargos em água fervente com bastante sal, por 3 muitos, e assim que retirar da água, coloque os aspargos em um banho de gelo para dar um choque térmico. Corte os aspargos em duas partes e reserve até momento de incorporar ao molho.

6. Finalize o ragout de lagostas, incorporando as fatias das lagostas, o restante do tomilho e os aspargos cortados ao molho Marsala, corrigindo o tempero com sal e pimenta do reino, se necessário. Mantenha quente acompanhado pelo aligot, regado com azeite trufado.

ingredientes aligot

Agora, como preparar o Aligot:

1. Coloque as batatas em uma panela com água fria para cozinhar. Coloque as batatas com cascas e ligue o fogo. Cozinhe até que estejam macias, retirando do fogo e com um pano nas mãos, descasque as batatas. Passe as batatas cozidas por um espremedor e coloque esse purê em uma panela. Junte o creme de leite fresco e aqueça em fogo baixo, mexendo todo tempo.

2. Quando o purê com creme de leite começar a aquecer, continue mexendo para não queimar e mantenha o tempo todo em fogo baixo. Adicione aos poucos o queijo Gruyère ralado, mexendo vigorosamente com uma colher de pau.

3. Desligue o fogo e deixe diminuir um pouco a temperatura, sem esfriar completamente, pois assim a consistência fica melhor para manipular.

4. Utilizando duas colheres de mesa, manipule o aligot e sirva imediatamente acompanhado o ragout de lagostas com aspargos. Regue com azeite trufado antes de servir. Decore com as pontas dos aspargos.

O tempo de preparo desta deliciosa receita é de 2:30min para o ragout mais 40min para o aligot.

Esperamos que tenham gostado e uma Feliz Páscoa para todos!

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *