Plateau Caprese

Que grande prazer é quando comemos algo que reúne saúde e sabor! Melhor é poder servir com carinho, em uma linda apresentação, saladas especiais como este Plateau Caprese, uma criação do Buffet Vivi Barros.

Experimentamos esta receita quando produzimos um Bar de Tapas, montado com diversos pratos leves que poderiam ser combinados facilmente entre eles, todos assinados por Vivi Barros e montados na linda louça Babele, uma Richard Ginori, à venda na Theodora Home. O colorido da salada ficou ainda mais evidente no prato quadrado da Coleção que mostramos com mais detalhes no post Amor à Primeira Vista.

Plateau é também uma bela sugestão de entrada para um almoço ou um jantar! Vamos à receita!

receita de plateau caprese

Os ingredientes estão logo abaixo:

receita de plateau caprese

Para quem quiser preparar o seu próprio molho pesto:

Comece com a lavagem de 1 maço de manjericão (com folhas médias). Depois de desfolhar e secar bem as folhas, coloque-as rapidamente em água fervente e em seguida em água fria com bastante gelo (um processo que é denominado de “branqueamento”). Deixe escorrer bem as folhas branqueadas, pode espremer em uma peneira. No liquidificador, coloque as folhas com 1/2 l de azeite de oliva extra virgem, 3 dentes de alho e sal a gosto. Deixe bater bastante. Logo após, acrescente 100 g de castanha do Pará torrada, batendo até que fiquem trituradas. Em um bowl, acrescente 100 g de queijo parmesão e misture tudo. Pronto!

Para preparar os tomates assados ao pesto:

Lave 1,5 kg de tomate holandês (ou qualquer outro tipo de tomate) e seque-os bem. Tempere com sal a gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 18o graus por 8 minutos. Retire a assadeira do forno, retire os tomates e tire as peles dos mesmos. Coloque os tomates em um bowl e tempere-os com 1/2 l de pesto de manjericão. Deixe-os marinando por umas 6 horas antes de servir. Sirva frio.

Como montar o Plateau Caprese:

1. Disponha os tomates e a mussarela de búfala no prato, intercalando os tipos, cores e tamanhos para dar um efeito bonito.

2. Decore com flores e brotos.

3. Tempere com sal e azeite a gosto.

Sirva o pesto à parte e com amor! Fica uma delícia com pães e toasts para acompanhar!

Aproveitamos para compartilhar um link com outro prato servido em nossa produção Bar de Tapas, o Dip de Camarão com Kani e Gengibre!

Esperamos gostem e experimentem essa receita deliciosa!

Beijos e um ótimo final de semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *