SALADA DE BIFUM COM CAMARÕES E LEGUMES CROCANTES AO PERFUME DE GERGELIM

Hoje compartilharemos com vocês a receita de um prato delicioso com um toque oriental e uma apresentação simplesmente incrível: salada de bifum com camarões crocantes ao perfume de gergelim.

Algo tão criativo e surpreendente assim só poderia ser obra do querido chef Juliano Cordeiro, do Buffet Zest.

salada de bifum bannerFoto: Reinaldo Mandacaru.

Impossível não se encantar diante de um prato como este, não é mesmo?

Vamos à receita?

Os ingredientes estão abaixo e a quantidade sugerida serve 6 pessoas:

salada de bifum

Modo de preparo

1. Prepare o macarrão bifum cobrindo-o com água por 10 minutos. Transcorrido este tempo, verifique se o macarrão já está macio. Se não estiver, deixe de molho por 5 minutos adicionais e verifique novamente. Tome cuidado para não hidratar o macarrão além do tempo necessário para que ele fique macio, senão ele passa a se quebrar facilmente e perde a textura.

2. Depois de hidratado, retire o macarrão da água, escorra bem e reserve.

3. Em uma tigela, marine o nabo em tirinhas e o açafrão em azeite. Aguarde até que o nabo adquira uma coloração amarelada. Em seguida, junte as tiras de pepino e cenoura e reserve.

4. Em outra tigela, hidrate a alga Wakami em água, até que ela triplique de tamanho. Retire a alga hidratada da água e escorra.

5. Junte a alga hidratada aos legumes e reserve.

6. Prepare o molho batendo em um liquidificador – ou no mixer – o molho shoyu, o óleo de gergelim torrado, o mel e o gengibre até obter uma mistura homogênea. Se necessário, adicione sal e pimenta do reino. Separe uma parte do molho para temperar a salada e a outra para temperar os camarões.

7. Tempere os camarões com o molho de gergelim. Aqueça uma frigideira antiaderente. Salteie os camarões na frigideira até que fiquem dourados. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.

8. Corte os cocos ao meio, usando uma serra. Depois de abertos, retire toda a polpa usando uma colher e lixe a parte de fora, para eliminar os fiapos da casca do coco. Coloque os cocos limpos em um forno pré-aquecido a 175 graus por 25 a 30 minutos, para secá-los.

9. Misture os legumes – pepino, cenoura, nabo e alga Wakami – ao macarrão bifum. Acrescente a hortelã picada e o hanna nira picado. Por fim, adicione os camarões grelhados e regue a salada com o molho de mel e gergelim.

1o. Sirva a salada dentro das cascas de coco, decoradas com ramos de hortelã fresca.

A apresentação desta receita no coco é maravilhosa, mas quem preferir também pode optar por servir esta salada em bowls cheios de charme sem deixar de fazer bonito.

Esperamos que tenham gostado!

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *