CINCO DICAS PARA SERVIR NUM BUFFET

Há algum tempo, muitos leitores vêm nos pedindo para falar um pouco sobre como organizar a comida em um buffet.

Aproveitando que o jantar que preparamos como surpresa para meu marido no dia do aniversário dele foi organizado dessa forma – quem não viu ainda pode conferir aqui – hoje decidimos compartilhar com vocês cinco dicas que fazem a diferença quando o assunto é servir em um buffet, sempre procurando facilitar a vida dos convidados.

5 dicas como servir buffet

Optamos pelo buffet quando o número de convidados é maior que o número de lugares à mesa. E, como essa forma de servir costuma dar um ar mais informal à ocasião, adotamos o buffet quando recebemos amigos mais próximos e a família, como aconteceu no dia do aniversário de meu marido.

Qualquer mesa é apropriada para se montar o buffet e, como ela será usada apenas para dispor a comida, costumamos abusar dos arranjos altos nesses casos – em outras ocasiões, eles ficam reservados ao cantinho de bebidas, por exemplo, para que não atrapalhem a visão dos convidados.

Vamos às dicas?

5 dicas como servir buffet-4

Os pratos são a primeira coisa a que os convidados precisam ter acesso.

Normalmente os deixamos empilhados bem à vista dos convidados que se dirigem à mesa em que o buffet foi montado. Procurem preparar pilhas de pratos não muito altas, cada uma delas com, no máximo, oito pratos.

No aniversário de meu marido, usamos uma louça clean com desenhos geométricos da Vista Alegre da Presentes Mickey.

5 dicas como servir buffet-1

Pensando na comodidade dos convidados, o ideal é que as comidas sejam dispostas da esquerda para a direita, em uma ordem lógica, na sequência em que seriam normalmente provadas.

No aniversário de meu marido, por exemplo, em uma mesa redonda dispusemos o pão de calabresa seguido da salada caprese, figo enformado e tartar de salmão; depois vieram os pratos quentes – torta de frango e brie com fava de mel – já que essa seria a ordem ideal para se comer os pratos. A comida ficou por conta do buffet que amamos Grecco Coppola e foi servida em travessas de prata da Presentes Mickey.

Na hora de organizar as comidas, é importante deixar molhos e condimentos próximos à comida em que serão usados. O mesmo vale para os utensílios para servir.

Também é importante prestar atenção no espaço entre as travessas, ele deve ser suficiente para que o convidado, caso sinta necessidade, consiga apoiar o seu prato sobre a mesa para se servir da comida. Essa necessidade surge principalmente quando não se tem ajuda para servir as comidas e quando o convidado precisa usar mais de um talher para servir-se.

5 dicas como servir buffet-2

Uma regra de ouro quando se trata de buffet é a de que tudo deve permanecer organizado e limpo enquanto os convidados se servem. Procurando evitar que a mesa ao redor da comida fique suja, ou que o utensílio seja deixado na própria travessa onde está a comida, correndo o risco de o cabo se sujar, por exemplo, o ideal é que cada utensílio de servir seja colocado sobre um pratinho de apoio.

É um detalhe simples mas bem valioso.

No detalhe, usamos pratinhos em prata Christofle da Presentes Mickey.

5 dicas como servir buffet-5

Para evitar que, além do prato, o convidado tenha que equilibrar também o guardanapo e os talheres enquanto se serve, costumamos dobrar os guardanapos de forma a que os talheres possam ser colocados dentro de uma das dobras, deixando-os organizados em um lugar de fácil acesso para o convidado que deixa a mesa do buffet.

Em casa, costumamos preparar uma “ilha” onde ficam pratos, talheres e guardanapos. Como o espaço não é assim tão grande, tanto quem começa a se servir como quem termina consegue acessá-la facilmente.

5 dicas como servir buffet-3

Num buffet, presume-se que os convidados se sentarão no sofá, em cadeiras ou em puffs espalhados pela casa. Além de ser gentil, providenciar um apoio para o prato torna tudo muito mais fácil para o convidado.

É por isso que, em nossa opinião, as bandejas de apoio são essenciais quando servimos em buffet.

No aniversário de meu marido, nossas bandejas de apoio foram colocadas junto da louça, talheres e guardanapos para que os convidados pudessem pegá-las ao terminar de se servir no buffet.

As nossas bandejas são da Couvert (Telefone: (11) 97285-7264).

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas e que elas os ajudem da próxima vez que decidirem montar um buffet para receber em casa!

Um beijo e bom final de semana!

Deixe uma resposta

Comentários

  • Adorei o post. Só achei que ficou faltando fotos com uma visão geral do que vcs estavam explicando, para visualizarmos melhor como ficou a disposição dos talheres, com os pratos e as bandejas. Sempre fico em dúvida na disposição dos talheres quando iremos receber muitos convidados (50, por exemplo), tenho receio de ficarem “amontoados”. rss
    Obrigada

    • Oi querida, tudo bem? Muito obrigada pelo comentário e visita!!! Você chegou a ver o post sobre o aniversário? Lá tem mais fotos e dá para ter uma ideia melhor. Vamos fazer uma feijoada esse final de semana e serviremos em um buffet também. Pode deixar que vou caprichar nas fotos desses detalhes que você quer ver. Um beijo grande!

  • O melhor blog de tendência, comportamento e estilo. aprendo muitas coisas bacanas que além de facilitar nosso dia a dia… Trazem um charme com simplicidade, elegância e encanto a quem revebemos com tanto carinho. Parabéns.

  • Sigo vcs no instagran e acho as mesas lindas ,mas,gostaria que mostrassem como fazem estas guardanapos com talheres dentro.
    Como moro no sul e temos o hábito do churrasco poderiam dar idéias de mesas de churrasco?
    Parabens e obrigada

  • Boa noite e um buffet os pratos estão mesa e talheres faça a direita do prato virada para dentro, garfo a esquerda e colher na frente do prato os convidados como se comesa a servir casamento primeiro noivos, depois os pais, após os padrinhos e en seguida o resto de convidados. e em formatura formando esposa ou msrido se tiver os pais e os demais convidados esses demais convidados ir de mesa em mesa para não tumultuar o espasmo .

  • Uau! Achei muito interessante a maneira como você abordou o tema, já tinha lido outros especialistas falando sobre esse assunto mas só agora ficou claro pra mim. Estou pensando seriamente em Alugar Buffet para Casamento, você tem alguma dica pra quem ainda não decidiu qual escolher?

    • Oi Roberto, tudo bem?

      Obrigada pelo comentário e pelos elogios!

      Ficamos felizes

      Para achar um buffet, o ideal é que tenha referência dos serviços, da história da buffet e sua experiência. Além disso, é interessante saber que tipo de gastronomia o buffet privilegia e se combina com o gosto dos noivos.

      Boa sorte!