LAVANDA

Nossas férias estão quase acabando, mas podemos dizer que encerramos com chave de ouro, passando pela França em nossos últimos dias.

Pena que desta vez foi tudo um pouco rápido demais. Vamos embora com a esperança de poder voltar em breve e, quando isso acontecer, fazemos questão de que nosso roteiro inclua a Provence, com sua saborosa comida e seus delicados campos de lavanda.

Já sonhando com esse lugar tão deliciosamente perfumado e que esperamos poder conhecer em breve, escolhemos falar sobre lavandas nesta semana e, como sempre, pudemos contar com a gentileza e vasto conhecimento do nosso querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê.

FlorDaSemana20

Planta típica de regiões de clima temperado, a lavanda pode ser encontrada no sul da Europa, na região do Mediterrâneo; no sudeste asiático e no norte da África, além de Cabo Verde e Ilhas Canárias. Suas flores, na realidade, correspondem a 39 diferentes espécies do gênero Lavandula, sendo a Lavandula angustifólia a mais cultivada atualmente em todo o mundo.

A lavanda pertence a uma grande família (Lamiaceae) de plantas famosas por sua agradável fragrância. Trata-se da mint family (família da menta) – como é conhecida nos EUA. Este seleto grupo aromático inclui também a hortelã, o manjericão, o tomilho e a salvia.

As hastes florais da lavanda, sejam as naturais, sejam as desidratadas, são bastante usadas em arranjos florais. As flores secas de lavanda também fazem parte do potpourri, tradição francesa do século XVII, que consiste em agrupar flores e ervas aromáticas desidratadas em um recipiente, que então é utilizado para perfumar ambientes.

A produção de lavanda é voltada, prioritariamente, para a extração de seu óleo essencial, mundialmente utilizado na indústria cosmética, e também conhecido por suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

Na culinária, a lavanda faz parte das ervas de Provence, junto com tomilho, alecrim e outras plantas aromáticas. Há também um famoso mel produzido a partir do néctar das flores de lavanda.

E, assim, com um certo gostinho de quero mais…e já pensando em nossa próxima viagem, hoje nos despedimos de vocês e das nossas férias. Um beijo grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Amei o post!!! Amo as lavandas!!! Sempre as tenho no jardim e são minhas preferidas!! Eu mesma as planto e replanto quando necessário!!! Um dos meus aromas favoritos!!! Beijos