A FLOR DO SOL

Estamos simplesmente amando nossa viagem pela Toscana e uma das coisas que mais quereremos ver por aqui – apesar de já ser um pouco tarde – são as imensas plantações de girassol tingindo até o horizonte de amarelo!

E, como estamos sonhando com os girassóis, não poderíamos ter escolhido outra flor para o nosso quadro desta semana.

FlorDaSemana16

Só temos a agradecer ao querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, por, mesmo de tão longe, ter nos ajudado a pesquisar sobre o assunto.

O Girassol, flor do sol ou sunflower, é originário dos países da América, havendo indícios de que ele já era cultivado pelos povos indígenas americanos cerca de 1.000 anos antes de Cristo.

Seu nome científico é Helianthus annus. Helianthus significa exatamente flor do sol, em latim. Trata-se de uma flor heliotrópica, ou seja, que se movimenta em direção ao sol, acompanhando-o.

Entretanto, contrariamente ao que muitos pensam, o grande disco amarelo que acompanha o sol não é uma única flor. Cada ‘pétala’ é, na verdade, parte de uma flor e o centro, que apresenta uma coloração mais escura, também é um agrupamento de várias flores modificadas.

Detalhes técnicos à parte, os girassóis são extremamente populares, tanto nos jardins como em arranjos florais. Como o grande porte destas flores costumava ser um empecilho para o seu uso como flor de corte, foram desenvolvidas variedades em miniatura, que possibilitam a composição de arranjos mais harmoniosos.

Os girassóis são flores com muitos significados dependendo do país ou região. De modo geral, são flores comumente associadas à prosperidade, sorte e felicidade. No período vitoriano, também representavam respeito e devoção.

Aqui na Toscana, os campos de girassol costumam estar completamente floridos em julho, durante o verão europeu. As plantações existem aqui principalmente para a extração do óleo de semente de girassol.

Além da função ornamental e da possibilidade de se extrair óleo das sementes do girassol, essas flores também são capazes de fornecer alimento para o gado e para os pássaros, além de serem utilizadas na produção de biodisel.

Estamos torcendo para encontrar os campos de girassol!! Fiquem com os dedos cruzados, ok?

Um beijo!

Deixe uma resposta

Comentários