A FLOR DO SOL

Estamos simplesmente amando nossa viagem pela Toscana e uma das coisas que mais quereremos ver por aqui – apesar de já ser um pouco tarde – são as imensas plantações de girassol tingindo até o horizonte de amarelo!

E, como estamos sonhando com os girassóis, não poderíamos ter escolhido outra flor para o nosso quadro desta semana.

FlorDaSemana16

Só temos a agradecer ao querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, por, mesmo de tão longe, ter nos ajudado a pesquisar sobre o assunto.

O Girassol, flor do sol ou sunflower, é originário dos países da América, havendo indícios de que ele já era cultivado pelos povos indígenas americanos cerca de 1.000 anos antes de Cristo.

Seu nome científico é Helianthus annus. Helianthus significa exatamente flor do sol, em latim. Trata-se de uma flor heliotrópica, ou seja, que se movimenta em direção ao sol, acompanhando-o.

Entretanto, contrariamente ao que muitos pensam, o grande disco amarelo que acompanha o sol não é uma única flor. Cada ‘pétala’ é, na verdade, parte de uma flor e o centro, que apresenta uma coloração mais escura, também é um agrupamento de várias flores modificadas.

Detalhes técnicos à parte, os girassóis são extremamente populares, tanto nos jardins como em arranjos florais. Como o grande porte destas flores costumava ser um empecilho para o seu uso como flor de corte, foram desenvolvidas variedades em miniatura, que possibilitam a composição de arranjos mais harmoniosos.

Os girassóis são flores com muitos significados dependendo do país ou região. De modo geral, são flores comumente associadas à prosperidade, sorte e felicidade. No período vitoriano, também representavam respeito e devoção.

Aqui na Toscana, os campos de girassol costumam estar completamente floridos em julho, durante o verão europeu. As plantações existem aqui principalmente para a extração do óleo de semente de girassol.

Além da função ornamental e da possibilidade de se extrair óleo das sementes do girassol, essas flores também são capazes de fornecer alimento para o gado e para os pássaros, além de serem utilizadas na produção de biodisel.

Estamos torcendo para encontrar os campos de girassol!! Fiquem com os dedos cruzados, ok?

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários