CRAVO: A FLOR DOS DEUSES

Quando falamos aqui sobre as melhores flores para dizer “eu te amo”, o cravo foi um dos nossos escolhidos.

E, para aproveitar o clima romântico da mesa que preparamos para um jantar a dois, em comemoração ao Valentine’s Day, que vocês podem ver aqui, hoje decidimos falar um pouco mais sobre essa flor tão associada ao amor e ao casamento.

O querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, a quem somos muito, muito gratas (sempre!), mais uma vez é o responsável pelas informações que hoje mostramos a vocês.

_MG_3539-blog
O cravo vem sendo cultivado há mais de 2.000 anos e, por essa razão, embora se acredite que tenham surgido na região do Mediterrâneo, não se consegue determinar com precisão seu exato local de origem.

Conhecido como a “flor dos deuses”, o cravo pertence ao gênero Dianthus, que vem do grego ‘dios’ (divino) e ‘anthos’ (flor). Existem mais de 300 espécies agrupadas neste gênero, e o cravo pertence à Dianthus caryophyllus.

O suave perfume adocicado do cravo vem sendo utilizado desde a antiguidade na fabricação de incensos e perfumes. A espécie nativa produz flores em uma coloração entre o púrpura e o pink.

Atualmente, com os sucessivos melhoramentos, podem ser encontrados cravos em várias cores, tais como branco, vermelho, rosado, amarelo e até verde, além de variedades multicolores. Cada cor, em cada cultura, tem um significado diferente.

De modo geral, os cravos vermelhos simbolizam uma paixão profunda (usamos cravo vermelho no nosso jantar de inspiração para o dia dos namorados do ano passado, na bandeja de café da manhã do dia dos namorados e na mesa de inspiração para o Natal. Para ver essas mesas, basta clicar aqui, aqui e aqui) . Os rosados representam o amor materno e que quem os recebe é inesquecível (usamos cravos rosa no jantar para receber amigos especiais e no evento de noivado que fizemos em parceria com a Whitehall. Para ver essas mesas, basta clicar aqui, aqui e aqui). Os cravos brancos remetem à pureza do amor e à boa sorte (usamos cravos brancos no nosso jantar em dourado e branco. Para ver essa mesa, basta clicar aqui). O cravo verde é tipicamente utilizado para comemorar o St. Patrick’s Day (usamos cravos verdes no jantar de noivado de minha irmã e no almoço de inspiração para o dia das mães. Para ver essas mesas, basta clicar aqui e aqui). Além disso, assim como a orquídea, o cravo é uma clássica flor para se presentear homens.

Esperamos que tenham gostado!

Ah, em nossa mesa para o Valentine’s Day, usamos apenas Amaryllis. Quem também quiser saber um pouco mais sobre elas é só clicar aqui.

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários