Descomplicando a nossa vida com Alstroemérias

Esta semana estamos correndo como nunca. Há muitas novidades pela frente e, para dar conta de tudo, estamos trabalhando duro e praticamente sem tempo para mais nada!

É por isso que hoje escolhemos falar de Alstroemérias, essas flores multicoloridas, extremamente duráveis e fáceis de encontrar – bastando uma corridinha ao supermercado para conseguir um belo maço – e que ainda são perfeitas para compor arranjos rápidos e muito charmosos.

Nosso querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, foi quem, mais uma vez, gentilmente nos ajudou a reunir as informações a seguir. Esperamos que vocês gostem.

FlorDaSemana10

A Alstroeméria – ou Astromélia – foi batizada em homenagem ao seu descobridor, o barão sueco Clas Alströmer.

Elas são flores de aparência delicada que nos lembra a de um lírio em miniatura. São típicas da América do Sul, onde são popularmente chamadas de lírio dos incas ou lírio peruano. A maioria das espécies de Alstroeméria pode ser encontrada no Chile, Peru e em algumas partes do Brasil.

Há Alstroemérias brancas, amarelas, laranjas, lavanda, púrpuras, rosa e vermelhas, só para citar algumas, não sendo raros, ainda, os casos de flores com pétalas de mais de uma cor. Essa grande variedade de tons encontrada no mercado é resultado do intenso cruzamento entre as várias espécies de Alstroeméria existentes, o que gera híbridos cada vez mais belos e resistentes.

Mesmo com todo o trabalho de melhoramento genético que a flor vem sofrendo ao longo do tempo – em sua maior parte realizado na Holanda – a Alstroeméria não deixou de ser uma flor bastante delicada, a requerer cuidados especiais durante seu cultivo.

No jardim, as Alstroemérias apreciam bastante luminosidade, chegando a tolerar até mesmo sol direto nos dias de temperatura mais amena. Durante o verão, na parte da tarde, quando o sol é mais forte, precisam ser protegidas por uma sombra. Sob condições controladas de estufa, pode-se ter Alstroemérias em flor durante o ano todo.

Além disso, as Alstroemérias são excelentes flores de corte. Quando bem cuidadas, costumam durar cerca de 15 dias.

Um maço com dez flores custa em média R$19,00.

Ainda bem que existem as Alstroeméricas para descomplicar a nossa vida, não é mesmo!

Um beijo grande!

Deixe uma resposta

Comentários

  • Thais,
    Já seguia o perfil no insta há um tempão, mas nunca tinha entrado no site. Quando entrei hoje fui surpreendida ao saber que a pessoa responsável por aquele perfil que eu tanto gostava era vc! Não sei se vc vai lembrar, mas sô prima de Jo Mathias do Rio- passamos um Carnaval juntas em SSA! Parabéns, viu? Já adorava o insta e achei o blog lindo! As mesas são um escândalo e cheias de capricho!
    beijo grande,
    Kitty

  • Adoro as alstroemérias!!! Realmente descomplicam a nossa vida… lindas, duráveis e encontradas com facilidade… Sempre as tenho em casa!!!