BELEZA E PERFUME ATRAVÉS DOS SÉCULOS E DA HISTÓRIA: O MUGUET

Nesta semana, falaremos sobre uma flor que, apesar de não ser cultivada comercialmente aqui no Brasil, permeia, de uma forma ou de outra, nossa imaginação e a História: o Muguet.

FlorDaSemana33

Com a sempre indispensável ajuda do querido Sergio Oyama Júnior, do Orquídeas no Apê, descobrimos uma série de informações interessantes sobre essa delicada flor e as compartilhamos com  você, com todo carinho, a seguir.

Flor que por aqui é conhecida como Lírio do Vale ou Lírio de Maio, o Muguet é mundialmente conhecido como a flor dos arranjos para bouquets de noivas. Não por acaso, esta planta floresce no mês delas, maio, durante a primavera no Hemisfério Norte. Na França, o dia 1º de maio, além de celebrar o dia do trabalho, também é o dia para oferecer Muguets a quem se quer bem, seguindo uma antiga tradição romana. É um símbolo de boa sorte e prosperidade.

Com suas delicadas flores brancas, perfumadas e em forma de campânula, o Muguet tem sido o centro das atenções ao longo dos séculos. Fazia parte das homenagens a Flora, deusa das flores, na Roma antiga; era celebrado pelos Celtas e foi utilizado por Charles IX para presentear as damas da corte francesa, todos os anos, sempre no dia 1º de maio.

Mais recentemente, atraiu a atenção do estilista Christian Dior, tornando-se sua flor favorita e transformando-se na flor mais emblemática de sua Maison.

Os Muguets são plantas típicas de climas temperados, originárias de diversos países da Ásia e Europa. Por esta razão, a planta de nome científico Convallaria majalis, pertencente à família Ruscaceae, não é comercialmente cultivada aqui no Brasil, sendo mais difícil de ser encontrada no mercado. Aprecia locais bem sombreados, podendo ser plantada em jardins, como canteiros ou bordaduras, ou em vasos. Seu principal uso é como flor de corte.

Mas atenção: Apesar de suas belíssimas e perfumadas flores, todas as partes vegetais do Muguet são extremamente tóxicas.

Um beijo!

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *