LINDAS SURPRESAS – OS DIANTHUS

Aproveitando uma reunião de família em São Paulo, para o Chá de Cozinha que mostramos aqui e o Chá Bar que mostraremos logo, logo, preparamos um agradável almoço no jardim, repleto de flores e de doces lembranças. Quem quiser conferir, basta dar uma olhada aqui.

Ao preparar os arranjos que decoraram a nossa mesa, o talentoso florista Marcio Leme, da Milplantas, fez uma linda surpresa ao nos apresentar aos belíssimos e delicados Dianthus, também chamados Dianthus chinensis ou simplesmente Cravinas.

O talentoso expert e querido colunista e amigo Sergio Oyama Junior, do incrível Orquídeas no Apê, reuniu todas as informações sobre essas graciosas flores, as quais compartilharemos com vocês a seguir. Sergio, obrigada, mais uma vez, por todo carinho e gentileza conosco! Somos fãs incondicionais do seu trabalho.

DianthusFoto: Pinterest.

Dianthus são um gênero de plantas floríferas pertencentes à família Caryophyllaceae. Também fazem parte do mesmo gênero o Cravo (Dianthus caryophyllus), sobre o qual falamos aqui, e a Green Ball (Dianthus barbatus), que foi o assunto aqui.

Nossa flor desta semana, embora genericamente conhecida apenas como Dianthus, pertence à espécie Dianthus chinensis. Como seu nome indica, ela é originária de países como China, Coreia e Mongólia. A denominação Cravina deriva do fato de a flor se parecer um cravo em miniatura.

As pétalas largas com suas bordas serrilhadas são a marca registrada do Dianthus chinensis ou Cravina, de uma beleza única que remete às flores do campo. Não é por outra razão que a flor é frequentemente utilizada no paisagismo, principalmente em bordaduras.

Assim como as outras espécies da mesma família, os Dianthus chinensis têm um importante papel na composição de arranjos florais, podendo ser encontrados nas cores branca, pink, vermelha ou mescladas. Na natureza, as flores podem ser solitárias ou formar pequenos bouquets.

Típicos de regiões de clima frio, sendo mais frequentemente cultivados no Sul do país, os Dianthus chinensis florescem predominantemente no verão, apreciando sol pleno e solo fértil, bem drenado.

Esperamos que tenham gostado. Um beijo!

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe uma resposta