A RAINHA MARGARIDA

Começamos esta semana mostrando aqui um chá da tarde realmente muito emocionante no qual nossa querida Lilian Bruno pôde compartilhar com suas melhores amigas a notícia de que estava grávida e de que a sua tão esperada e amada Marina estava a caminho!

Sobre a mesa, as mais delicadas flores, dente elas, a belíssima Rainha Margarida, essa graciosa flor do campo sobre a qual, com a sempre indispensável ajuda do talentoso Sergio Oyama Junior, do incrível Orquídeas no Apê, falaremos hoje.

IMG_7669

A Rainha Margarida, cujo nome científico é Callistephus chinensis, é uma planta tipicamente asiática, nativa de países como China e Coreia, que, atualmente, no entanto, passou a ser cultivada no mundo todo.

Ela pertence à grande família das compostas, Compositae ou Asteraceae, que inclui flores famosas por seu uso ornamental, tais como o crisântemo, o girassol e a margarida comum. Por esta razão, a Rainha Margarida também é conhecida como Áster da China.

Assim como ocorre com outros membros da família, a estrutura que aparenta ser uma flor da Rainha Margarida é, na realidade, uma inflorescência. Trata-se de um conjunto complexo de flores modificadas, cujo centro é amarelo e os raios da circunferência podem ser encontrados em diversos tons de vermelho, azul, púrpura e pink, além de branco. Estas falsas pétalas podem ocorrer na forma simples ou dobrada, situação em que a inflorescência adquire um aspecto bem volumoso, quase esférico.

Trata-se de uma planta bastante versátil, que pode ser usada no paisagismo, em maciços ou bordaduras, e também plantada em vasos ou jardineiras.

Como flor de corte, apresenta boa durabilidade, compondo belos arranjos com outras flores do campo, como os que decoraram nossa mesa desta semana.

A Rainha Margarida deve ser cultivada em regiões de clima ameno, sob sol pleno ou meia sombra com bastante luminosidade. Sua época de floração estende-se desde o começo do verão até o outono.

Olhar para essa flor tão bela nos traz lembranças lindas, do inesquecível dia em que a chegada de um bebê iluminado foi anunciada. Que delícia!

Esperamos que tenham gostado.

Um beijo!

Deixe uma resposta