SAUDADE, MUITA SAUDADE!

Nesta segunda-feira mostramos a você um café da manhã muito especial que reuniu a família para homenagear Vovó Ivete, que teria feito aniversário no dia 27 de fevereiro. Quem não viu, basta clicar aqui para conferir.

Dentre as muitas flores usadas em nossos arranjos, fizemos questão de incluir a Saudade, que tão bem exprime o sentimento que toma conta de todos nós quando pensamos nela. Saudade povoada de doces lembranças, de infinitos gestos de carinho, de tantas coisas que fazem brotar sorrisos e suspiros…Saudade imensa.

Assim, não poderia ser outra a nossa flor da semana. O querido Sergio Oyama Junior, do incrível Orquídeas no Apê, foi quem, mais uma vez, reuniu as informações necessárias para conhecermos um pouco mais esta flor. Obrigada, Sergio, sempre!

colunas_gemada_flo_20-blogFoto: Ricardo Bassetti {http://casavogue.globo.com/Colunas/Gemada/noticia/2014/11/only-lovers-left-alive.html}

A Saudade, cujo nome científico é Trachelium caeruleum, pertence à família CampanulaceaeBellflower Family em inglês – a mesma da Campânula, conhecida por suas delicadas flores em forma de sino.

Trata-se de uma flor que aprecia climas temperados, crescendo bem sob sol pleno e florescendo entre o verão e o outono. Não é por outra razão que a Saudade é típica da região do Mediterrâneo, estando presente em Portugal continental assim como nos arquipélagos dos Açores e da Madeira; na Espanha; Sicília; no Marrocos e Argélia, no norte da África.

Embora a cor original de suas minúsculas flores seja algo entre o púrpura e o violeta (a palavra caeruleum significa azul escuro, em latim), hoje dispomos de Saudades em diferentes cores, como branco, pink e vermelho.

É bastante usada no paisagismo de jardins para atrair pássaros e borboletas e, como flor de corte, rende belíssimos arranjos, seja sozinha, seja combinada com outras flores como sugerido em nossa mesa de café da manhã.

Esperamos que tenham gostado desta flor tão cheia de significado.

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê, blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe uma resposta

Comentários