Q&A: CAFÉ DA MANHÃ x BRUNCH

Aroma de café, de pão quentinho, de bolo e pão de queijo saindo do forno…se só de pensar nessas coisas você já está com água na boca, seja muito bem vindo, querido leitor, ao clube do brunch e café da manhã, do qual nós também somos apaixonadas associadas!

Receber pela manhã é uma delícia e não perdemos uma boa oportunidade para fazer isso.

Mas quando é apropriado falar em café da manhã e quando se fala em brunch?

questions and answers - cafe da manha brunch

Antes de tratar das diferenças entre eles, vamos falar de algo que têm em comum: para nós, café da manhã e brunch são encontros informais e descontraídos, sempre.

Passando, então, às diferenças, a primeira, embora bastante óbvia, tem várias implicações. Quando se fala em café da manhã, presume-se uma refeição feita logo após o acordar e que será seguida de um almoço. Quando se fala em brunch, presume-se uma refeição – não necessariamente a primeira do dia para aqueles que acordam bem cedo – entre o meio e o final da manhã e que fará as vezes de café da manhã e almoço – daí a palavra, originária da junção, em inglês, de breakfast e lunch.

O café da manhã começa mais cedo que o brunch. O horário para começar depende do dia da semana e dos hábitos dos convidados, mas, em nossa opinião, o café da manhã não se estende por muito tempo – duas horas são mais que suficientes. O cardápio – principalmente em nossa cultura – também é mais leve, incluindo, por exemplo, frutas, cereais, iogurtes, bolos secos, pães, frios, queijos, manteiga, requeijão e outros similares, geleias, leite, café (claro!), achocolatados e sucos. Outra coisa que adoramos incluir no cardápio? Tapioca! Ovos também podem ser servidos, e caem muito bem.

Como o café da manhã deve ser rápido e informal, as comidas podem ser dispostas tanto no centro da mesa – como fazemos no dia a dia e quando recebemos poucas pessoas da família – ou em um aparador, que sempre dá mais liberdade para todos se servirem sem interferir na conversa.

Para o café da manhã em homenagem a Vovó Ivete que preparamos neste final de semana – e que vocês conferem aqui – optamos por tudo no centro da mesa. Já para comemorar a Páscoa e o Dia dos Pais, optamos pela disposição da comida em um aparador, como vocês podem ver aqui e aqui. E, se a ideia for um café da manhã a dois, uma bela bandeja basta, é só dar uma espiada aqui.

O brunch começa do meio para o final da manhã e se estende enquanto durar a animação dos convidados. O legal é justamente não ter hora para terminar.

Diz-se que ele foi criado na Inglaterra, no final do século XIX, para atender a festeiros, que passavam a noite se divertindo e só conseguiam acordar muito tarde no dia seguinte, e, por isso, ele é tradicionalmente servido aos domingos e feriados.

Como quem toma brunch não almoça, o cardápio aqui precisa ter uma variedade maior de comidas capazes de aplacar o apetite e manter todos bem até o final do dia.

Além dos mesmos pratos servidos no café da manhã, no brunch também são incluídos, por exemplo, queijos e carnes mais gordurosos – brie e presunto cru são boas alternativas – tortas, salgadas e doces, quiches, pães e omeletes bem recheados, saladas, batatas, bruschettas, peixes defumados e até ostras, camarões e outros frutos do mar… Ah, para quem gosta, o céu é o limite para a tapioca e seus recheios, porque o importante é ser feliz!

Quem quiser ajuda na hora de preparar o menu, é só clicar aqui, aqui, aqui, aqui para algumas receitas de batatinhas gourmet, bruschettas, tartar de salmão e coquetel de camarão, respectivamente.

Para nós, ainda há alguns pratos que são muito tradicionais quando preparamos um brunch. Eles nos fazem lembrar do café da manhã mas são suficientemente encorpados para servir como um almoço. Temos verdadeira loucura por eggs benedict – sejam aqueles acompanhados de presunto (ou bacon), sejam aqueles acompanhados de salmão defumado (também conhecidos como eggs royale) – e jamais dispensamos um molho hollandaise bem feito! Um bagel quentinho com cream cheese, cebola roxa, alcaparras e muito salmão defumado nos faz sorrir instantaneamente e, se for seguido de panquecas, crepes ou waffles com alguma calda bem saborosa, então, tudo fica absolutamente irresistível. Como sugestão de calda, as que levam pedaços de morango ou frutas vermelhas e as de banana ou maçã caramelizadas normalmente são as que os convidados mais gostam. E não hesite em acrescentar uma bola de sorvete!

Quer sofisticar? Inclua blinis com creme azedo e ovas no cardápio do brunch. Hummmm.

Como o brunch se estende indefinidamente, avançando muitas vezes longe na tardinha, as comidas precisam estar sempre à disposição dos convidados – salvo uma coisa ou outra que precisa ser feita imediatamente antes de se servir. Assim, dispor as comidas sobre um aparador ou servir o brunch em estilo buffet é essencial. Desta forma, além de a mesa permanecer arrumada – se o caso for de mesa posta – todos ficam livres para circular, conversar e se servir quando e quantas vezes quiserem.

Uma outra diferença importante entre o café da manhã e o brunch é a de que, ao contrário do primeiro, no brunch são servidas bebidas mais fortes, inclusive alcoólicas. Suco de tomate é muito tradicional quando se fala em brunch, assim como o Bloody Mary. Espumante e drinks preparados a partir dele também caem muito bem. Para nós é impossível resistir a uma Mimosa, um Bellini, um Rossini…

Uma sugestão que também fica deliciosa para um brunch é o shake de sorbet de limão com vodka e hortelã, receita maravilhosa e fácil, fácil de preparar que mostramos aqui. Quem prefere evitar o álcool mas não abre mão de uma bebida charmosa e borbulhante vai se apaixonar pela água aromatizada que ensinamos a preparar aqui. Não se esqueça de deixá-la à disposição dos convidados em um belo filtro ao lado de copos altos ou taças.

Esperamos que tenham gostado de nosso Q&A deste mês e não deixem de nos escrever caso tenham alguma dúvida que desejem ver comentada por aqui!

Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • A matéria está excelente!!!! Os links de referência de como dispor a mesa/aparador e as receitas deste super menu também estão demais! Parabéns pelo blog!!!!! Adoro “viajar” por aqui…