Dedo de Anjo

Vocês sabem, leitores, que são nossos convidados mais que especiais aqui no Vamos Receber.

É por isso que temos um imenso prazer em mostrar aqui tudo aquilo de que gostamos, em compartilhar dicas e dividir com vocês cada uma das nossas descobertas. Adoramos saber a sua opinião, receber pedidos e todo o tipo de comentário. Acreditamos que, desta forma, podemos nos tornar a cada dia melhores na deliciosa arte de bem receber.

Esta semana, estamos muito felizes em atender ao pedido de uma leitora muito querida, Ana Carolina, falando, neste espaço, do Dedo de Anjo, flor que deu um toque todo especial ao arranjo que preparamos para o Dia das Mães, lembram?

dedo-de-anjoFoto: Pinterest.

Não poderíamos ter reunido todas as informações necessárias para falar do assunto sem a indispensável ajuda de Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, e de Carol Costa, idealizadora do Minhas Plantas. Muito obrigada queridos!

O Dedo de Anjo é uma flor exótica também conhecida como Jatrofa, sendo produzida pela Jatropha podagrica, planta originária da América Central que não somente tem um nome complicado como também um temperamento forte: todas as partes dessa planta têm em sua seiva uma substância tóxica chamada curcina, capaz de causar danos à saúde.

Trata-se de uma planta tropical, suculenta, que precisa de muito pouca água para sobreviver. Ela permanece a maior parte do ano florida, da primavera até o outono, podendo ser cultivada sob sol pleno, em climas quentes e úmidos.

Parente da mamona, o Dedo de Anjo que produz flores ornamentais não deve ser confundido com o Avelós, planta que também é conhecida pelo mesmo nome e que, teoricamente, possuiria propriedades medicinais, ainda não comprovadas.

Nos Estados Unidos, o Dedo de Anjo é conhecido coral plant em razão do vermelho-coral intenso de sua flor. Existe, ainda, uma variedade mais rara de cor amarela.

O interessante é que o Dedo de Anjo pode ser colorido artificialmente, assumindo, assim, uma vasta gama de tonalidades e complementando perfeitamente qualquer arranjo floral.

Sintam-se à vontade para sugerir outras flores que queiram conhecer um pouco melhor neste espaço. As portas da nossa casa sempre estão abertas!

Conteúdo do texto: Sérgio Oyama Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Sem palavras para agradecer… Eu amei!!! Obrigada por atender meu pedido e pelas informações. Estou louca para ter um arranjo de dedo de anjo em minha casa!! É uma uma honra meu nome fazer parte de um post aqui!! Beijos

  • Agradeço a vocês a informação sobre a flor “dedo de anjo”; pois neste último domingo, dia 3 de maio (de 2015), comprei um maço de uma flor bonita e vistosa, que parecia um pedaço de coral vermelho: Débora, da banca da feira, ao lado da barraca do Pastel (rua Sampaio Viana, quase esquina da rua Cubatão, no Paraíso) me disse que o nome é “dedo de anjo”; que não preciso aguá-la: que pode durar meses, como flores secas. No ambiente em que a coloquei, dedo de anjo exala cheiro bem forte. Gostaria de saber se isso seria prejudicial à saúde. Mais uma vez, obrigada!

    • Oi, Eunice, tudo bem? Perdão pela demora em responder, apenas li sua mensagem hoje. Não se preocupe quanto ao cheiro desta planta, ele não é prejudicial à saúde. Apenas evite deixá-la ao alcance de crianças e animais domésticos, que podem ingeri-la acidentalmente.

      Um grande abraço!