RENANTHERA ESCARLATE: BELAS E RARAS ORQUÍDEAS VERMELHAS

Há algum tempo atrás, quando falamos aqui da orquídea Sophronitis coccinea, mencionamos que orquídeas vermelhas, apesar de belíssimas, são bastante raras.

Com a ajuda do querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, hoje conheceremos mais uma orquídea nesta cor: a Renanthera coccínea.

e247737fcd5efcda62492e7a1e63a268Foto: Pinterest.

São poucas as espécies de orquídea originalmente vermelhas e a maioria das orquídeas que têm esta cor descende delas. Além da Sophronitis coccínea, a Renanthera coccínea também integra o seleto grupo de orquídeas naturalmente vermelhas.

Notem que ambas as espécies têm o termo coccinea no nome. Não é por acaso. O termo coccinea vem do latim e significa ‘tingida da cor escarlate’. Daí o nome de nossa orquídea de hoje, conhecida como Renanthera Escarlate ou Orquídea Coral.

Típica da Ásia – sendo encontrada principalmente na China, Tailândia, Filipinas, Laos e Vietnam – a Renanthera Escarlate tornou-se mundialmente conhecida por sua exuberante cascata de delicadas flores vermelhas, de longa duração.

Ela costuma florescer durante a primavera e, para tanto, necessita de bastante luminosidade, podendo inclusive ser cultivada sob sol pleno, o contrário do que se recomenda para a maioria das orquídeas que conhecemos – aliás, a luminosidade adequada é um fator muito importante para a conservação das orquídeas, como mostramos aqui, em nossas dicas sobre como conservar orquídeas para sempre.

O cultivo da Renanthera Escarlate é similar ao das Vandas. Suas raízes podem ser mantidas aéreas, sem substrato algum, desde que as regas sejam frequentes, inclusive várias vezes ao dia, quando o clima está muito quente e seco. Trata-se de uma planta ávida por nutrientes e que precisa ser adubada regularmente.

E então, o que acharam das belas e raras orquídeas de hoje? Fizemos um arranjo com Renantheras no evento de Natal que participamos na Cambui Store. Basta clicar aqui para ver todos os detalhes.

Um beijo!

Deixe uma resposta

Comentários

  • Olá amiga. Gostaria que me ajudasse a cuidar das minhas orquídeas.
    Tenho muitas orquídeas em vasos no pátio. Apanham muito sol e por vezes dias muito ventosos. Fiz uma separação, porque o vaso já era pequeno.
    Algumas já floriram duas vezes outras ainda não . Costumo por fertilizante uma a duas vezes por ano. Acha que é correto. Obrigada