GRANDES E BELAS: AS ORQUÍDEAS PHAIUS

Quem conferiu a mesa que preparamos para comemorar o Dia dos Pais notou uma novidade em nosso arranjo: as magníficas orquídeas Phaius. Para ver o post completo – e o arranjo, claro – basta clicar aqui.

Se o assunto são flores e, mais que isso, orquídeas, não poderíamos deixar de recorrer ao nosso querido amigo, colunista e expert no assunto, Sergio Oyama Junior, do belíssimo Orquídeas no Apê, que gentilmente reuniu as informações que compartilharemos com vocês por aqui hoje.

FlorDaSemana41

A orquídea Phaius, também conhecida como capuz de freira, é típica de vários países da Ásia e Oceania, tais como China, Japão, Indonésia, Malásia e Austrália. Esta exótica orquídea pertence à espécie Phaius tankervilleae, assim nomeada em homenagem a Lady Emma Tankerville, cultivadora que presenciou a primeira floração em sua estufa, na Inglaterra. A palavra Phaius é a forma latinizada do grego phaiós, que significa pardo, em alusão ao belo tom amarronzado das flores desta orquídea.

Ao contrário da maioria das orquídeas que conhecemos, a Phaius é uma planta terrestre, de grande porte, encontrada originalmente em regiões de solo alagadiço e pantanoso. Na Austrália, é considerada uma espécie em risco de extinção. Apesar disso, é cultivada em várias partes do mundo, sendo bastante utilizada no paisagismo, compondo belos maciços de folhas plissadas, ornamentais mesmo na ausência das flores.

Por ser terrestre, esta orquídea pode ser cultivada como uma planta de jardim, em locais bem iluminados, diretamente na terra ou em vasos grandes. Não deve receber insolação direta. Trata-se de uma planta de fácil cultivo, bastante resistente e de floração abundante.

Suas hastes florais podem chegar a quase 2 metros de altura, produzindo vistosas inflorescências perfumadas que, apenas recentemente, passaram a ser utilizadas como flores de corte em arranjos sofisticados.

Que excelente novidade para as nossas mesas, não é mesmo?

Esperamos que tenham gostado. Um beijo!

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe uma resposta

Comentários