ROMÂNTICOS E SUAVES: OS LISIANTHUS

Lisianthus são flores que sempre nos cativaram, talvez pela sua delicadeza, talvez pelo significado tão belo que carregam, talvez, simplesmente, por encherem nossos olhos com sua mais pura beleza.

FlorDaSemana01

Hoje os elegemos para o nosso quadro dedicado à Flor da Semana e, com a ajuda sempre tão gentil e carinhosa do querido Sergio Oyama Junior, do magnífico Orquídeas no Apê, reunimos algumas informações interessantes sobre essa flor que tanto nos apaixona.

O termo Lisianthus (ou Lisianto) deriva das palavras gregas lissos, que significa macio e anthos, que significa flor. Nome apropriado para uma flor delicada, de cores suaves e extensivamente cultivada por seu grande valor ornamental. Pertencente à espécie Eustoma grandiflorum, da família Gentianaceae, o Lisianthus também é conhecido como genciana do prado.

Flor tipicamente norte americana, que cresce em regiões quentes como o Texas e Arizona, o Lisianthus originalmente apresenta flores brancas ou roxas. Com o surgimento dos primeiros híbridos comerciais, na década de 1980, no Japão, novas cores foram desenvolvidas, em diferentes tons de rosa, azul e lilás, incluindo tonalidades mescladas. As pétalas, originalmente simples, aumentaram em tamanho e quantidade, assemelhando-se a grandes rosas.

O Lisianthus está associado à sofisticação e elegância. No entanto, seu significado mais proeminente é o de romance e entrega amorosa, razão pela qual é bastante comum encontrá-lo em decorações de casamento e bouquets de noivas.

Trata-se de uma planta que floresce nos meses mais quentes do ano, de outubro a março. Como flor de corte apresenta longa duração, podendo durar por mais de dez dias em arranjos, desde que seja bem cuidada.

Esperamos que tenham gostado.

Um beijo

Sergio Oyama Junior é o biólogo, fanático por orquídeas e idealizador do Orquídeas no Apê, blog dedicado a essas lindas flores. Neste espaço, Sergio, que é graduado em Biologia pela Unicamp e pós-graduado em Bioquímica pela USP, gentilmente divide conosco um pouquinho do seu vasto conhecimento sobre as mais diversas plantas e flores, incluindo, é claro, as orquídeas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  • Adorei encontrar aqui o nome científico, fornecido pelo dicionário de plantas , desse Blog , no post das Tags da Flor da Semana!Obrigada.Vou usar essa informação na minha pintura aquarelável ,de um lindo ramo de Lisianthus,o qual terminei durante o meu curso de aperfeiçoamento em Kew Gardens, Londres, no ano passado.
    Achei no Blog bem estruturado, com diversas informações para a vida social e amorosa das pessoas.Parabéns ‘as pessoas que deste Blog participam.Um abraço. Nilce

    • Oi, Nilce!

      Quanta delicadeza, muito obrigada! Ficamos felizes e convidamos para que venha sempre nos visitar!

      Tudo aqui é realmente preparado pensando em levar boas ideias e afetividade à vida de nossos leitores.

      Beijos!