Vale a pena sonhar!

Muitas das peças pelas quais nós temos um carinho todo especial foram presentes de casamento, seja porque foram dadas por pessoas muito queridas e importantes em nossa vida, seja porque são peças que acabaram se tornando a cara da nossa casa.

Dentre essas peças, há as que são verdadeiros sonhos de consumo. Aquelas peças com design impecável, que, se não foram inteiramente feitas à mão, têm um grande componente de trabalho manual e que são produzidas por algumas das marcas mais tradicionais do mundo, algumas delas com mais de 200 anos de existência e experiência na arte de encantar. Era para elas que olhávamos apaixonadamente, ainda na loja, na esperança de encontrá-las dentro de um dos embrulhos que chegavam à casa de nossos pais às vésperas do casamento.

Lembrando carinhosamente desse momento tão gostoso da nossa vida e procurando inspirar os noivos e convidados de plantão é que nos unimos à Presentes Mickey para criar uma lista de peças-desejo incríveis by Lalique, Baccarat, Hermès e Christofle, contando um pouquinho, ainda, da história por trás de cada uma delas, o que ajuda a justificar o fato de povoarem nossos sonhos de consumo.

Para quem gosta do estilo Art Nouveau, adquirir uma peça Lalique tem um gostinho todo especial. Afinal, seu fundador, René Jules Lalique, foi um dos mais famosos artistas desse estilo, juntamente com com Hector Guimard, Mucha, William Morris, Louis Comfort Tiffany e Victor Horta, só para citar alguns.

Lalique – que começou sua carreira como joalheiro, produzindo peças par Cartier e Boucheron – apaixonou-se pelo trabalho com vidro, produzindo vasos, painéis, abajures, frascos de perfume e estatuetas ornamentais, todos permeados por elementos da flora e fauna – como algumas das nossas escolhas de hoje – constantes referências à cultura japonesa e à figura feminina. O que poucas pessoas sabem é que foi apenas após a sua morte que, sob o comando de seu filho, a marca passou a produzir peças em cristal.

Com 250 anos de história, em 1823 a Baccarat já produzia cristal para a realeza francesa e, em 1832, abriu as portas de sua primeira loja em Paris. A Baccarat foi a primeira loja francesa a criar cristais coloridos, sendo famosa por suas taças, vasos, candelabros, lustres e frascos de perfume, dentre outros itens desejo. No aniversário de meu marido, montamos uma mesa de buffet incrível usando o vaso Baccarat da nossa seleção de hoje, quem quiser pode conferir aqui.

A Hermès, fundada em 1837, passou a produzir artigos para casa a partir dos anos 70. E que artigos, não é mesmo? Além da louça Balcon Du Quadalquivir, que usamos aquiaqui e aqui e não poderia faltar em nossa seleção, escolhemos também as incríveis Cheval d’Orient, Bleus d´Ailleurs e a delicada Toucans, pelas quais somos completamente apaixonadas também.

A quarta marca escolhida para a nossa seleção de hoje foi a Christofle, que vem trabalhando com prata desde 1830, quando seu fundador, Charles Christofle, deixou o ramo da joalheria para fundar a marca que leva seu nome. Poucos anos depois de sua fundação, a Christofle já havia produzido peças para o Château des Tuileries e o Palais – ou Opéra – Garnier em Paris. Dentre outros eventos marcantes, a inauguração do tradicional Hotel Crillon em 1908 também contou com peças Christofle personalizadas, encomendadas especialmente para a ocasião.

Em nossa seleção, algumas das peças que nos deixam encantadas:

PUBLI - PROD MICKEYBaccarat: 1. Vaso Marie Louise, 2. Castiçal Philippe Starck, 3. Taça Veja, 4. Porta-vela | Christofle: 1. Balde de Gelo Belle Epoque, 2. Açucareiro Malmaison, 3. Vaso em prata, 4. Bandeja Belle Epoque | Hermès: 1. Coleção Balcon Du Guadalquivir, 2. Coleção Bleus D’Ailleurs, 3. Coleção Cheval D’orient, 4. Coleção Toucans | Lalique: 1. Vaso Giverny, 2. Frasco para perfume/homespray, 3. Decanter Langeais, 4. Vaso Orchid.

Esperamos que tenham gostado. Estamos sonhando por aqui e vocês?

Um beijo!

Deixe uma resposta

Comentários